O RESGATE DO AGRO: Após dois anos de pandemia, Maranhão volta ser sede de feiras e exposições do ramo.


Os eventos na área da agricultura e pecuária voltaram a acontecer no ano de 2022 em todo o Brasil, após o recesso da pandemia. No Maranhão, três grandes feiras já aconteceram, o Agrobalsas, a Expoimp, e a Expoagra. Em setembro, a mais tradicional exposição agropecuária do Estado, está de volta, a EXPOEMA.
O Maranhão possui o segundo maior rebanho bovino do Nordeste, com cerca de 9 milhões e 600 mil bois. Novos mercados para a comercialização de animais e de derivados do leite estão se abrindo para o setor pecuário, a exemplo de frigoríficos e laticínios que estão sendo implantados no Estado. Por isso, o Maranhão, além de crescer constantemente nesta área, tem retomado os eventos que visam o fomento da cultura e da troca de
conhecimentos técnicos.
Para Samir Nicolau, médico veterinário e pecuarista, os dois anos de pandemia dificultaram a troca de experiências entre os comerciantes e produtores no setor do agronegócio e, por meio das feiras, essa integração tem retomado.
“Com esses dois anos que ficamos em casa, a troca de experiências, tão importante para todos os setores econômicos, ficou limitada ao virtual. Nós, pecuaristas, temos uma tendência conservadora a gostar de ver as coisas, na prática, elas aplicadas, por isso que as feiras são imprescindíveis, pois, nos permite ver as vitrines, as oficinas e as novas tecnologias em execução”.
Samir também afirma que a volta desses eventos fomenta a troca de experiência entre criadores e, o comércio de animais e bens necessários para o setor.
“O retorno das feiras agropecuárias é de estrema importância para todos os setores envolvidos na agropecuária. São nestes eventos, que podemos comercializar nossos animais, comprar insumos e equipamentos em condições especiais, além de ter uma troca de conhecimentos com nossos companheiros por meio dos cursos e palestras. É um momento de negócios, congregação e troca de experiências”.
A EXPOEMA 2022
Proporcionando um ambiente de integração e networking entre criadores de animais, empresários e fazendeiros, a EXPOEMA, retoma as atividades expositoras neste ano de 2022 para a sua 62ª edição entre os dias 4 e 11 de setembro no Parque Independência, em São Luis.
A programação conta com torneio de gado leiteiro, prova de 3 tambores, concurso de raças Nelore, cursos e capacitações oferecidos e promovidos pela FAEMA/SENAR, SEBRAE, AGED e ASCEM, além dos aguardados shows culturais, que neste ano já possui a confirmação das bandas Joelma, Calcinha Preta e Mastruz com Leite.
Expectativa para a exposição Além de buscar o desenvolvimento entre criadores e comerciantes, os organizadores também desejam que a sociedade participe do evento para conhecer mais do setor
agropecuário no Estado. Por isso, para os oito dias de evento, a expectativa é de receber 500 mil pessoas, além de contar com uma movimentação de R$ 200 milhões em venda de animais, implementos, automóveis, máquinas e produtos agrícolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *