Fundepec-MA participa do lançamento oficial da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa.

Realizado na manhã desta quinta-feira o lançamento oficial da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que aconteceu na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e contou com a presença do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão. A campanha foi iniciada no dia 01 de maio e o criador tem até o dia 31 deste mês para vacinar o seu gado e até o dia 15 de junho para comprovar a vacinação no escritório da Aged em que é cadastrado.

Também participaram do evento o tesoureiro do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA), Osvaldo Serra – que na solenidade representou o presidente do Fundepec, José de Jesus Reis Ataíde, a diretora-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) Fabíola Mesquita, o presidente da Associação de Criadores do Maranhão (Ascem), Ivaldeci Mendonça, o vice-presidente da Ascem, Ricardo Ataíde, o secretário municipal de Agricultura, Ivaldo Rodeigues, o reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e membro do Conselho de Administração do Fundepec, Antônio Figueiredo, além de pecuaristas, estudantes, empresários, professores, lideranças e servidores da Aged.
O vice-governador afirmou em seu discurso que é muito importante a parceria com os pecuaristas e que os criadores vacinem seu rebanho para que o Maranhão se torne Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.
Osvaldo Serra ressaltou a importância do Fundepec na campanha e afirmou que o fundo contribui com a doação de vacinas para criadores que não têm condições de vacinar o seu animal. “O Fundepec auxilia também a Aged nas ações de defesa sanitária. Atuamos no desenvolvimento da pecuária como um todo”,afirmou.
Nesta campanha, a dosagem da vacina diminuiu de 5ml para 2 ml e passou a ser bivalente ou conhecida como dupla viral.
Para Fabíola Mesquita, essa primeira etapa da campanha de vacinação é mais um passo para que o Estado seja zona livre de aftosa, conquista essencial para a ampliação da comercialização de carne.“Essa campanha faz parte do plano estratégico de retirada da vacinação. A nossa meta é que em 2020, o Maranhão se torne livre da febre aftosa, sem necessidade de vacinação. É um plano do Governo para que possamos ganhar tanto o mercado nacional quanto internacional. É um grande processo de valorização do agronegócio com geração de renda e economia para o Maranhão”, explicou.

Fórum Estadual
Após o lançamento oficial da campanha, foi realizado o I Fórum Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. O evento aconteceu no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN) – no Prédio de Letras da UEMA.
A primeira palestra foi feita pelo auditor federal agropecuário da Superintendência Federal da Agricultura no Maranhão(SFA-MA), Roberto Carlos Negreiros Arruda, que apresentou o tema “Plano Estratégico para a ampliação da Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação: contexto histórico e perspectivas futuras”.
Às 11h, a coordenadora de Defesa Animal da Aged, Jucielly Campos de Oliveira, apresentou as ações do Serviço Veterinário Estadual: Desafios e conquistas.

O ciclo de palestras foi encerrado com a apresentação do tesoureiro do Fundepec, Osvaldo Serra, que falou da importância da participação do setor privado no fortalecimento dos fundos em saúde animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *