Fundepec é apresentado durante Assembleia Ordinária da Faema/Senar.

Presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais afiliados da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), assistiram nesta sexta-feira (17) a uma apresentação institucional do Fundepec-MA. A palestra, que foi apresentada pelo membro titular da Secretaria de Planejamento (Seplan) no Conselho de Administração do Fundepec, Marco Aurélio de Sousa Martins, aconteceu na sede da Faema, durante a Assembleia Ordinária 2019 .
Marco Aurélio fez a apresentação atendendo a um convite do presidente do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho e do vice-presidente, José Hilton Coelho de Sousa.
Na apresentação, Marco Aurélio apresentou o site do Fundepec e destacou que, de acordo com o novo planejamento estratégico do Fundepec, para o período de 2019 a 2022, um dos destaques é de que os recursos serão investidos também em outras endemias, ampliando o foco de atuação para outros agravos sanitários importantes da bovinocultura, como brucelose, tuberculose e raiva bovina, o que vai possibilitar trabalhar com outras espécies de animais de importância econômica e social para o Maranhão e o Brasil.
As novas diretrizes do planejamento estratégico foram elogiadas pelo presidente da Faema, Raimundo Coelho de Sousa que disse ser muito importante investir em outras endemias. “Vai contribuir para desenvolver a atividade pecuária de outras espécies e os recursos que poderão ser disponibilizados para os sindicatos, Faema, Aged contribuirão com o setor agropecuário”, avaliou o presidente da Faema.
Vale ressaltar que o Fundepec foi fundamental na manutençao do foco zero de febre aftosa, contribuindo com as ações de defesa sanitária desenvolvidas pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), que culminaram na classificação de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.
Assembleia
O relatório das atividades do exercício de 2018, foi uma das pautas apresentadas durante a Assembleia, que foi conduzida pela diretoria. Também foi discutida a necessidade de levar aos produtores rurais, ações empreendidas pelo sistema Faema/Senar e Sindicatos para com vistas ao desenvolvimento e inovação tecnológica das atividades rurais.
Foram apresentados ainda serviços de regularização das propriedades das empresas e pessoas físicas rurais, no cumprimento da legislação pertinentes. Tudo isso como benefícios que chegam até o produtor rural de forma a convencê-lo da importância de fortalecer a organização rural e, principalmente, fortalecer as suas filiações aos sindicatos de produtores rurais.
Na oportunidade, foi apresentado também o programa Bem+Agro e os seus benefícios para o produtor rural, como desconto em lojas especializadas no ramo do agronegócio e outras parceiras do setor. Técnicos do sistema Faema/Senar falaram da importância da contribuição para que o programa alcance o seu objetivo.
O superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, finalizou a reunião com a apresentação dos novos programas, como Retorno Certo, que atenderá 1.500 propriedades com Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), paisagens Rurais e NCR-Ciclo II. Todos eles serão lançados a partir do próximo mês com a participação de uma equipe técnica treinada dentro da metodologia do Senar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *