Relação de troca do bezerro é uma das melhores dos últimos 3 anos, mas o que pode acontecer com os preços após caso atípico de vaca louca.

Com o mercado incerto por conta do caso atípico de Vaca Louca, todos os elos do setor da pecuária estão aguardando como será o desdobramento e como será o embargo da China à exportação de carne bovina brasileira. 

De acordo com o Pesquisador do Cepea, Thiago Bernardino de Carvalho, o mercado de reposição está com um cenário favorável e com as últimas notícias mudou todo os fundamentos. “A relação de troca tradicional estava no melhor patamar, se comparado aos últimos 36 meses”, comentou na entrevista ao Notícias Agrícolas.

Em fevereiro deste ano foi necessario 8,08 arrobas de boi gordo para comprar um bezerro. Atualmente, os preços do bezerro estão próximos de R$ 2.370,00 por cabeça no estado do Mato Grosso do Sul, e isso,  representa uma queda de 1,05% frente ao mês de janeiro de 2023. 

“Já no comparativo anual, os preços do bezerro já representa uma queda de 18%. O mercado já esperava esse recuo diante de um volume maior do rebanho”, relatou Bernardino.  

Do lado das cotações do boi gordo, o mercado registrou alta de 2,59%, frente mês anterior. Já no comparativo mensal, o preço teve um recuo de 14,14%. “Por isso que favoreceu a relação de troca. Porém, agora com essa questão do embargo é possível que os valores da arroba tenham desvalorização e isso pode impactar também nos preços do bezerro”, disse.

Fonte: www.noticiasagricolas.com.br/

Foto:pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *