AGED apresenta à Superintendência de Agricultura do Maranhão as metas para solicitar a suspensão da vacina contra aftosa.

Representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) apresentaram nesta quinta-feira, 16, para a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão (SFA/MA/MAPA) um balanço das metas necessárias para que a o Estado possa pleitear a suspenção da vacina contra febre aftosa em 2024.

Durante a reunião, a AGED apresentou a evolução dos quatro pilares importantes para solicitar a retirada da vacinação que são: geolocalização das propriedades rurais cadastradas, fundo de saúde animal, o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PE 2017-2026) e a Auditoria Quali SV. 

As metas com relação ao PE 2017-2026 e ao Fundo de Saúde Animal já foram cumpridas pelo Estado do Maranhão, e esta semana evoluiu em mais um item ao superar a meta dos 70% de propriedades rurais com geolocalização, preconizado pelo MAPA. Atualmente o Estado está com 71.9% de propriedades rurais com geolocalização, segundo dados do Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão – SIGAMA.

O presidente da AGED, Cauê Ávila Aragão está otimista quanto a este grande passo que o Maranhão vai dar, destacando o empenho de todos os fiscais, técnicos e auxiliares da Agência na conquista de cada meta. “Temos avançado nas metas e trabalhado com empenho para tornar possível o sonho dos nossos produtores. Nosso trabalho não vai parar”, declarou.

Na oportunidade foram apresentados ainda os avanços nas supervisões de segmento, no Plano Estratégico com o Plano de Comunicação e o Projeto de Sustentabilidade para Zona Livre de Aftosa sem Vacinação, como mapeamento dos 23 municípios que estão nos limites entre os Estados do Maranhão e Piauí, identificando as propriedades rurais, o fluxo de trânsito, os riscos epidemiológicos e os pontos de fuga na divisa.

Participaram da reunião, o presidente da AGED, Cauê Ávila Aragão; o diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Animal, Evandro Lemos, a coordenadora de Defesa Animal, Jucielly Oliveira, as fiscais da AGED, Margarida Prazeres, Cristina Barros, Ynady Costa e Michele Lemos; o superintendente da SFA/MA, Mauro Carvalho, o chefe da Divisão de Defesa Animal/SFA, George Mendes e o auditor federal agropecuário, Roberto Carlos Arruda.

FONTE: aged.ma.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *