Queijo maranhense é medalha de ouro no 6º Prêmio Queijo Brasil

O Queijo Coalho Sertão Maranhense, produzido no município de Colinas, foi um dos vencedores da medalha de ouro do 6º Prêmio Queijo Brasil, promovido pela Associação dos Queijeiros do Brasil desde 2014 e que ajuda a construir a história do queijo artesanal brasileiro, unindo todos os segmentos da cadeia produtiva da pecuária leiteira, envolvendo produtores, queijeiros, comerciantes, consumidores, jornalistas, chefes de cozinha e donos de bares e restaurantes, em prol da melhoria do setor que envolve cerca de 50 mil famílias no país.

O queijo maranhense é produzido pelo Laticínio Canadá utilizando matéria-prima da Leitaria Brandão, ativa desde 1955, de propriedade da família Brandão. O empreendimento é comandado pelo empresário Filipe Pantoja que representou e recebeu a certificação em nome da empresa e de todos maranhenses.

A sexta edição do Prêmio Queijo Brasil foi realizada no período de 7 a 9 de julho de 2023 na Vila Germânia, em Blumenau-SC e registrou um recorde de inscrições. O concurso recebeu 1.045 participantes de 18 estados e 199 cidades brasileiras.

O evento foi dividido em quatro etapas. A primeira e mais relevante foi o concurso do Prêmio Queijo Brasil. Nos dias seguintes teve o Festival do Queijo (feira de pequenos produtores de queijo); a realização de palestras sobre temas envolvendo a cadeia produtiva do queijo; e ainda o primeiro desafio “o queijista” destinado aos negócios entre produtores, comerciantes ou restaurantes como uma oportunidade de aproximar o produtor dos consumidores.

A metodologia usada pelos julgadores na premiação consistiu em avaliar a aparência, aroma, textura, sabor e adequação ao estilo dos queijos inscritos para atribuir as medalhas de ouro, prata e bronze. As queijarias participantes do concurso possuíam qualquer tipo de registro sanitário como SIM, SIE, SIF, SISBI e Selo Arte.

O resultado do Prêmio Queijo Brasil 2023 teve 127 medalhas de ouro, 253 de prata e 226 de bronze, além do Top 10 da seleção queijista.
“Para nós, foi uma grande honra representar o Maranhão neste concurso nacional. Com o queijo artesanal em alta é muito importante termos esse intercâmbio nacional”, ressaltou Filipe Pantoja.

O Presidente do Fundo de Desenvolvimento do Estado do Maranhão (Fundepec-MA), José de Jesus Reis Ataíde, pecuarista, parabeniza os empresários maranhenses medalha de ouro desta premiação e destaca a importância deste resultado para a pecuária maranhense. Além de ressaltar a necessidade cada vez maior do fortalecimento dos diversos segmentos da cadeia produtiva da pecuária leiteira como geradora de alimento básico para a população mais vulnerável, bem como trabalho e renda para pequenos e médios produtores rurais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *