IPPA/CEPEA: Preços agropecuários sobem no 1º tri de 2021 frente ao mesmo período de 2020, mas se desaceleram em relação ao tri anterior.

Os preços da maioria dos produtos agropecuários seguiram elevados no primeiro trimestre de 2021. Diante disso, nesse período, o IPPA/Cepea (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) avançou 14,1% frente ao primeiro trimestre de 2020, em termos reais, segundo cálculos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

Esse cenário é resultado sobretudo do aumento real expressivo do IPPA-Grãos/Cepea, de 32,8% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Neste caso, todos os grãos que compõem esse Índice registraram forte alta real nessa comparação: de 43% para a soja, de 30% para o arroz, de 22% para o algodão, de 19% para o milho e de 11% para o trigo.

Além disso, o IPPA-Grãos/Pecuária também subiu, mas de forma menos intensa, 4,7%. Por outro lado, o IPPA-Cana-Café/Cepea e IPPA-Hortifrutícola/Cepea recuaram no primeiro trimestre de 2021 frente ao mesmo período do ano passado, 10,8% e 9,8%, respectivamente, em termos reais.

Já entre o último trimestre de 2020 (de outubro a dezembro) e o primeiro de 2021, o IPPA/Cepea apresentou queda real, de 5,1%. Segundo pesquisadores do Cepea, isso se deve, especialmente, à redução observada para o IPPA-Pecuária, de 7,1%, que, por sua vez, foi pressionado especialmente pelas desvalorizações dos suínos e do leite nos três primeiros meses de 2021.

FONTE: SITE CEPEA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *