Fundepec-MA participa do III Fórum Estadual do Plano estratégico do PNEFA.

Realizado na tarde desta quarta-feira (23) o III Fórum Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA). O encontro, realizado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), reuniu gestores que compartilharam ações que estão sendo realizadas para o desenvolvimento do setor agropecuário maranhense, sobretudo na pecuária.
Como parte da programação do evento, o diretor do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA), Osvaldo Serra, proferiu a palestra: Importância da participação do setor privado no fortalecimento dos fundos em saúde animal.


Osvaldo Serra é também integrante do Comitê Gestor Estadual do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA). “O Fundepec-MA tem sido fundamental para que o Maranhão desenvolva as ações que irão culminar no avanço da classificação sanitária de livre de febre aftosa sem vacinação. O funcionamento do fundo tem sido avaliado de forma muito positiva pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Organização Mundial para a Saúde Animal, a OIE”, afirmou ele.
Fabíola Mesquita, presidente da Aged-MA, fez uma avaliação positiva do evento. “Este fórum, realizado na Expoema, é uma oportunidade de trazer produtores da ilha e de outras regiões, além dos alunos da Uema, para compartilhar as etapas que mantém o Maranhão livre da febre aftosa e também sobre a retirada da vacina” , afirmou Fabíola, complementando que “o Fundepec-MA desde sua criação tem sido um parceiro não só da Aged, mas da produção como um todo”.
Nesta nova perspectiva do avanço da pecuária maranhense, o superintendente de agronegócio da Secretaria Estadual da Industria e Comércio (Seinc), Rodolfo Rodrigues, afirmou que o avanço do status sanitário vai contribuir com o trabalho que governo estadual vem fazendo com a cadeia produtiva da carne e do couro, com a atração de novos investimentos com uma carne de qualidade para atender o mercado. “Em conjunto com a Aged e Sagrima, implantamos 5 abatedouros frigoríficos com Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e a expectativa é de que em 2022 sejam 15 abatedouros”, informou Rodolfo.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Açailândia, Paulo Lira, participou do Fórum e elogiou o trabalho que está sendo realizado para o desenvolvimento da pecuária maranhense. “Quero agradecer pelo convite e parabenizar a todos pelo evento”, elogiou ele.
Margarida Prazeres, Fiscal Estadual Agropecuário, Responsável técnico pelo programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa da AGED, proferiu a palestra “Maranhão no Cenário do Plano Estratégico para Retirada da Vacina Contra Febre Aftosa, Desafios e conquistas”.
A previsão é de que o Maranhão retire a vacinação em 2022, segundo as diretrizes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “O Maranhão está avançando e estamos cumprindo com as metas do Plano Estratégico. Em torno de 45 dias iremos receber o relatório da auditoria realizada pelo Mapa.”, informou ela.
Também como palestrante, o superintendente de Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural da Sagrima, Fernando Trinta, falou da cadeia produtiva do leite no Maranhão. “A maioria do leite produzido aqui é destinado à produção de queijo mussarela. Também, é utilizado para a produção de iogurte e queijo coalho”, informou ele.
O Fórum contou também com a presença do vice-presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), Ricardo Ataíde.
Campanha de Vacinação – A Aged-MA, com o apoio do Fundepec-MA, iniciará no dia 1º de novembro a II etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Maranhão. Durante a ação que se estenderá até o dia 30 de novembro do corrente ano, todos os criadores de gado bubalino e bovino, na faixa etária de 0 a 2 anos deverão vacinar seus rebanhos contra a febre aftosa, a dose de vacinação será de 2 ml. Mas aqueles produtores que não tenham bovídeos nesta idade também precisam comparecer aos escritórios da Aged para atualizar o rebanho da sua fazenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *