Expoema promove troca de experiências entre produtores de leite

A vaca girolanda Estrelinha, de Teresina, foi a campeã do concurso leiteiro da 61 Exposição Agropecuária do Estado do Maranhão (Expoema 2019), realizada pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem) com o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de São Luís e do Porto do Itaqui. A competição aconteceu de segunda a quinta-feira, no Parque Independência, e possibilitou a avaliação dos animais e a troca de experiências entre os criadores de vacas leiteiras.

As vacas foram avaliadas por meio de 10 ordenhas, para verificação da quantidade diária de leite (medida em quilos) de cada uma das fêmeas participantes do concurso. Ao longo da competição, o leite foi coletado de oito em oito horas para que fosse tirada a média diária de produção. O somatório desses resultados deu a vitória a vaca Estrelinha, com uma média de 30 quilos de leite.

“A competição serve para avaliar geneticamente qual e a melhor vaca, além de possibilitar que, ao longo do concurso, os criadores possam trocar conhecimentos sobre questões importantes, como o manejo sanitário e o melhoramento genético , proporcionando-lhes ganho na produção”, declarou o médico veterinário Carlos Henrique Marques, que e secretário geral da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão e foi o julgador do concurso leiteiro.

O criador Heraldo Barbosa de Siqueira, da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, comemorou a vitória. “Ficamos muito felizes com esse resultado, pois mostra a qualidade dos nossos animais. E também e importante poder encontrar outros criadores, para trocar conhecimentos e melhorar cada vez mais o nosso trabalho e a nossa produção”, declarou ele, ao final da competição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *