A Caravana contra Febre Aftosa – Rota Agropecuária, promovida pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), com o apoio do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec-MA) iniciou hoje (19), em Imperatriz.
O objetivo é mobilizar associações de criadores, sindicatos rurais e prefeituras para a última campanha de vacinação contra febre aftosa no Maranhão e incentivar a conquista do novo status de zona livre de febre aftosa sem vacinação.
A caravana irá percorrer 13 municípios em regiões estratégicas levando uma estrutura móvel com serviços, informações e suporte necessário para orientação aos pecuaristas e produtores rurais a vacinarem todos os animais, bovinos e bubalinos, atingindo a cobertura vacinal de 100% do rebanho maranhense.
Com o apoio do Fundepec-MA, a expectativa é que o Maranhão alcance o status de zona livre de aftosa sem vacinação e continue avançando na consolidação de práticas sanitárias exemplares no país.
“Essa Caravana é muito importante para o nosso estado, principalmente para o setor produtivo. É uma forma de unir o setor pecuarista e interagir com novas práticas da agropecuária”, disse o presidente do Fundepec-MA, José de Jesus Reis Ataide.
Percurso da caravana:
A Caravana contra Febre Aftosa – Rota Agropecuária vai percorrer os municípios de Imperatriz, Grajaú, Açailândia, Santa Luzia, Pinheiro, Mirinzal, Zé Doca, Viana, Caxias, Codó, Presidente Dutra, Pedreiras. O ponto alto da caravana será em Bacabal, no dia 06 de abril, quando a AGED irá realizar a abertura oficial da última campanha de vacinação em território maranhense.
Fonte: Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão