Selo Abate Seguro é lançado durante Congresso de Médicos Veterinários.

O selo Abate Seguro foi lançado na manhã desta terça-feira (27) durante a abertura do III Congresso de Médicos Veterinários da Amazônia Legal – Amazonvet2021, que ocorreu no Hotel Blue Tree Tower. O objetivo desta segunda etapa da Campanha Abate Seguro é o de que os estabelecimentos que vendem carne possam aderir à campanha por meio da exibição do cartaz, mostrando que a carne comercializada no local é de origem de abatedouros e frigoríficos regularizados.

A coordenação da campanha está sob a responsabilidade do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Estado do Maranhão (Sinfa), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão (CRMV-MA), e do canal Agro Rita. “No Maranhão mais de 70% da carne consumida é proveniente de abate clandestino. Em 2017 começamos a discutir este problema e também a campanha e hoje estamos com esta iniciativa do selo”, explicou a presidente do CRMV-MA, Francisca Neide.

“É muito importante para a campanha esta parceria com a iniciativa privada”, ressaltou Francisca Neide durante o lançamento, ao lado do presidente do Sinfa, Diego Sampaio, da engenheira agrônoma Rita Cunha, proprietária do Canal AgroRita e do 1º tesoureiro do Sinfa, Francisco Saraiva.

José Ataíde, presidente do Fundepec-MA.

A Campanha Abate Seguro foi lançada em março deste ano e contou com o apoio do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA). “Esta campanha é fundamental para conscientizar sobre a importância da regularização dos abatedouros para que a população tenha segurança alimentar. O Fundepec-MA tem contribuído nos últimos anos na melhoria da defesa sanitária animal, apoiando ações da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA)”, afirmou José Ataíde, presidente do Fundepec-MA, que participou virtualmente da abertura do AmazonVet2021.

A engenheira agrônoma Rita Cunha, proprietária do canal AgroRita, ressaltou que a campanha continua com as lives e reuniões para discutir o problema do abate clandestino. “Tudo para chamar atenção do problema para que possamos chegar a uma solução”, ressaltou ela.

Nos 11 vídeos produzidos pela campanha e divulgados principalmente em redes sociais, além de entrevistas e reportagens, foram tratados diversos temas, tais como saúde, geração de emprego e renda e proteção ambiental, mostrando a importância de um abatedouro regularizado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).

A produção dos vídeos da campanha Abate Seguro foi feita pela Associação dos Abatedouros Frigoríficos Legalizados do Maranhão e contou com o apoio do Fundepec-MA, Sinfa, CRMV, Aged-MA, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Secretaria de Estado da Indústria e Comércio e Energia (Seinc), Indústria de Derivados de Animais do Maranhão(Indama) e Superintendência Federal da Agricultura do Maranhão (SFA-MA).

Confira um dos vídeos da Campanha:

AMAZONVET2021
O AmazonVet2021 acontece de forma virtual até amanhã. Na abertura, além do lançamento ocorreram homenagens e também a palestra magna com o tema “A Medicina Veterinária no contexto da pandemia da Covid-19”, proferida pela médica veterinária Clarice Weis, da UNICAMP.
Além da anfitriã do evento, Francisca Neide, também participaram da solenidade de abertura o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Francisco Cavalcanti de Almeida, a tesoureira do CRMV-MA, Alana Lisleia de Sousa e o deputado estadual César Pires.

Com a participação de renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros nos três dias do evento a programação científica conta com palestras, mesas-redondas e a apresentação de trabalhos científicos com os resultados de pesquisas realizadas no Maranhão, no Brasil e no mundo, possibilitando uma grande oportunidade para se estabelecer a troca entre a academia, o mercado de trabalho e os empresários do setor do comércio e dos serviços veterinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *