Sagrima lança programa +Pecuária Brasil.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) lançou na semana passada o Programa +Pecuária Brasil nos municípios de Vila Nova dos Martírios (24/06) e Zé Doca (25/06). Destinado aos agropecuaristas familiares, o programa vai promover o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite.
A parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER) vai contemplar também os municípios de São Francisco do Brejão, Cidelândia, João Lisboa, Imperatriz, Açailândia, Amarante do Maranhão, Santa Luzia, Grajaú, Bom Jardim, Buriticupu, Zé Doca e Barra do Corda.

A CONAFER fará a doação de 12 mil doses de sêmens durante os próximos 4 anos aos pequenos pecuaristas que terão terão apoio técnico e acompanhamento pelas secretarias de estado e municípios.
Faz parte ainda da as ações de execução do programa as doses, insumos e logística, que são de responsabilidade da CONAFER; o uso de touros provados, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis; os técnicos indicados pelo Estado receberão treinamento da empresa Alta Genetics referente ao processo; garantia de valor agregado ao produto final; aumento de muitas vezes na produção leiteira, na qualidade do gado de corte e na lucratividade do produtor.
Estiveram presentes no lançamento do programa o secretário da Sagrima, Sérgio Delmiro, o presidente da Conafer, Carlos Lopes, prefeitos, secretários municipais, vereadores e representantes de órgãos e instituições públicas e privadas do Maranhão.
Sérgio Delmiro ressaltou que o programa vai melhorar o rebanho e também as condições de vida e renda dos produtores. “O programa se encaixa muito bem com as atividades que nós já estamos desenvolvendo, principalmente junto aos agropecuaristas que querem melhorar o seu rebanho”, afirmou o secretário da Sagrima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *