Profissionais aprovados na primeira turma de Doutorado solicitam apoio ao Fundepec-MA.

Aprovados na primeira turma de Doutorado Profissional em Defesa Sanitária Animal da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) reuniram-se ontem (24) com o presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec-MA), José Ataíde, para solicitar apoio financeiro para a participação no curso. A maioria dos aprovados é egressa do curso de Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Animal da Uema, que foram beneficiados com o apoio do Fundepec por meio de parceria com a Universidade e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, e Extensão Rural – FAPEAD.

Este apoio do Fundepec-MA, que já beneficiou cerca de 45 profissionais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), faz parte do Planejamento Estratégico voltado para a Formação e Aperfeiçoamento Profissional de Interesse da Defesa Sanitária da Pecuária Maranhense. O objetivo do projeto é apoiar órgãos e/ou entidades públicas, privadas ou do terceiro setor na formação ou aperfeiçoamento acadêmico de técnicos com interesse no desenvolvimento da pecuária estadual.

Para a médica veterinária da Aged, aprovada no doutorado, Margarida Prazeres, que é responsável técnica pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa no Maranhão (PNEFA), este apoio do Fundepec-MA mostra a visão empreendedora do fundo em reconhecer a capacidade dos médicos veterinários da defesa sanitária e que seus estudos e pesquisas serão revertidas em benefícios aos produtores. “Além de que a capacitação do corpo técnico se reflete num serviço de qualidade e é um dos critérios de avaliação e que tem um olhar diferenciado pela OIE, Organização Mundial de Saúde Animal, e pelo Ministério da Agricultura”, avaliou Margarida.

José Ataíde ressaltou que todas as dissertações dos mestrandos e teses dos futuros doutorandos são orientadas  para as soluções de problemas da pecuária maranhense. “Diante de toda a importância deste curso, nós iremos analisar a solicitação dos aprovados no doutorado da Uema que vieram solicitar nosso apoio”, afirmou o presidente do Fundepec-MA.

Exemplo disso foi uma das pesquisas feitas pelo médico veterinário da Aged, Aymoré Fernandes, um dos profissionais que concluiu o curso no ano passado. Ele é também especialista em Defesa Sanitária Animal pela Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais.

Aymoré contou que foram feitos estudos sobre o perfil socioeconômico e produtivo de criadores de aves na grande São Luís e o uso indevido da cama aviária. “Tivemos um episódio em Paço do Lumiar em que estavam usando a cama aviária para alimentação de bovinos. Fizemos todo o procedimento sanitário, interditamos a propriedade e identificamos que os animais estavam sadios para abate no frigorífico”, contou ele.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *