IV Fórum Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) será realizado em outubro.

Está prevista para o dia 22 de outubro a realização do IV Fórum Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA). O evento virtual foi discutido na segunda-feira (21) durante a Reunião Ordinária da Equipe Gestora do Maranhão do PNEFA que teve a participação do diretor do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA), Osvaldo Serra e o consultor Ricardo Ataíde.

O evento, realizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) com o apoio do Fundepec-MA, tem como objetivo divulgar as diretrizes do Plano Estratégico.

O primeiro Fórum foi realizado na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o segundo durante a Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) e terceiro, realizado no ano passado, durante a Expoema.

Mais uma vez o diretor do Fundepec-MA, Osvaldo Serra, será o palestrante no evento, e abordará sobre a importância do Fundepec-MA para o fortalecimento da pecuária maranhense.

Sobre este tema, em sua participação numa reunião com produtores maranhenses, realizada virtualmente em agosto deste ano, o chefe de Divisão da Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Diego Viali dos Santos, ressaltou a importância dos fundos privados “O estado do Maranhão é modelo para outros estados do Nordeste. É essencial que todos os estados tenham um fundo privado, que é o seguro do produtor rural para conseguir fazer a transição de Zona livre de febre aftosa com vacinação para Zona livre de febre aftosa sem vacinação. É importantíssimo esse recolhimento do recurso”, afirmou ele, referindo à doação voluntária que é feita pelos produtores ao Fundo, recolhida por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA)”.

A equipe gestora do Maranhão do PNEFA é composta por representantes de órgãos públicos e privados, diretamente ligados e interessados na erradicação da febre aftosa. São eles: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fundepec-MA, Aged-MA, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão ( Fetaema) Associação de Criadores do Maranhão (Ascem) e Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Outra pauta abordada durante a reunião foi a demanda de vacinas para 2021 e também o índice de cobertura vacinal de 96% durante a I Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, realizada de 1 de junho a 31 de julho.

“Nós discutimos as vulnerabilidades da campanha e vamos elaborar o plano de trabalho para a correção destas vulnerabilidades”, afirmou Margarida Prazeres, fiscal estadual agropecuário da AGED e responsável no Estado pelo Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). “A equipe gestora tem a função de acompanhar as ações do plano estratégico e dar a contribuição nessas ações. Ela tem autonomia para analisar as ações e adaptar à realidade do estado”, complementou Margarida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *