Fundepec-MA realiza reunião do Conselho de Administração.

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (02) a reunião virtual do Conselho de Administração do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec-MA). Presidiu a reunião, que teve a participação de todos os representantes das instituições, órgãos e entidades que constituem o conselho, o presidente do Fundepec, José de Jesus Reis Ataíde.

Participaram da reunião o vice-presidente do Conselho, Cláudio Azevedo, o secretário José Hilton Coelho de Sousa, o tesoureiro Osvaldo Rodrigues Serra, o presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão – ASCEM, Ivaldeci Rolim de Mendonça Junior, o representante do Sindicato das Indústrias de Leite e Derivados do Estado do Maranhão, Clélio Guerra Álvares Filho, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR,  Antônio Luiz Batista de Figueiredo, o assessor da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento – SEPLAN, Marco Aurélio de Sousa Martins, a diretora geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED-MA, Fabíola Ewerton N. Mesquita, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Açailândia, Paulo Lira dos Santos, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Sérgio Delmiro e o secretário adjunto, Herchel Barroso, que durante o evento tomaram posse como membros do Conselho de Administração durante a reunião virtual.

Na reunião foi apresentado o vídeo institucional do Fundepec-MA que mostra as ações que são apoiadas pelo Fundo, tais como as campanhas de vacinação contra a febre aftosa, brucelose e controle da tuberculose, o programa de melhoramento genético e os cursos de mestrado e doutorado profissional em defesa sanitária animal.

O diretor Osvaldo Serra ressaltou a importância do Fundepec-MA para o avanço no status da atual classificação sanitária do Maranhão de Zona Livre de febra aftosa com vacinação para Zona Livre de febre aftosa sem vacinação. “Em recente reunião com os produtores, o chefe de Divisão da Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Diego Viali dos Santos, ressaltou que esta classificação do Maranhão e de outros estados só será possível com a existência de um fundo de desenvolvimento da pecuária forte, que possa dar segurança ao produtor”, afirmou Osvaldo.

Em sua fala, o secretário Sérgio Delmiro afirmou que “é muito importante o apoio que o Fundepec Maranhão vem dando ao setor agropecuário do Maranhão, não só em relação à febre aftosa. O Fundepec é muito presente a agropecuária do estado”, afirmou o secretário.

Durante a reunião foi informado aos conselheiros sobre os encontros virtuais que estão sendo realizados com os 18 gestores das unidades regionais da Aged para discutir as ações de defesa sanitária animal realizadas em parceria pelos órgãos com destaque para a melhoria do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), implantado na Aged com o apoio do Fundepec-MA.

Sobre o Siapec, durante a reunião, em atendimento à solicitação da gestão da Aged, foi aprovada a prorrogação por mais seis meses do contrato da empresa que gerencia o Siapec com o Fundepec-MA, que tem como beneficiário direta a Aged. “Hoje não temos como prestar nossos serviços sem ter o Siapec. Nele estão os dados agropecuários e isso vai muito além de ter dados só de bovinos e bubalinos”, explicou a diretora geral da Aged, Fabíola Mesquita.

Mais uma importante decisão tomada na reunião do Conselho foi o atendimento de mais uma  solicitação da Aged, que se referiu à viabilização de veículos para a agência para que as equipes atuem em áreas críticas de cobertura do programa de erradicação da febre aftosa.

Na ocasião foi constituída uma comissão para formalizar a proposta apresentada pelo vice-presidente Claudio Azevedo e aprovada por unanimidade pelo colegiado.

Foi informado também aos conselheiros que o Fundepec-MA está participando de uma ação junto com outros órgãos e entidades com a produção de diversos vídeos que têm o objetivo de  esclarecer a importância da regularização da cadeia da carne, no que se refere ao abate de animais dentro dos padrões sanitários exigidos pela legislação brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *