Campanha de vacinação contra a febre aftosa vai até 31 de julho.

Prorrogada para até o dia 31 de julho a I Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2020, conforme a portaria nº 285, de 29 de junho, da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA. A prorrogação foi autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O prazo também será prorrogado nos em mais seis estados da região Nordeste: Ceará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Desde o dia 24 de junho o presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA), José de Jesus Reis Ataíde, encaminhou ofício para a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) recomendando a prorrogação do prazo da campanha de vacinação.

A decisão de recomendar a prorrogação foi tomada pelo presidente do Fundepec-MA após a reunião virtual da Equipe Gestora do Maranhão no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), da qual o Fundepec faz parte. “Nosso objetivo é atingir um quantitativo maior do rebanho estadual, o que gerará maior segurança sanitária”, ressaltou o presidente José Ataíde.

Com a prorrogação, o Estado ganha mais tempo para atingir o índice de cobertura vacinal, que nos anos anteriores ultrapassaram a casa dos 90% de animais imunizados, o que garante ao Maranhão o status de zona livre de febre aftosa com vacinação. A estimativa é de imunizar mais de 8 milhões de bovinos e bubalinos em todo território maranhense.

José Ataíde enfatizou que todos estão empenhados em manter este índice de cobertura vacinal. “Se não tivesse sido prorrogado o prazo da campanha, este índice poderia ficar comprometido,  em virtude desta situação causada pela  pandemia”, alertou o presidente do Fundepec-MA.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) informa que os produtores devem imunizar todo rebanho, com animais de todas as idades. É importante a colaboração do produtor nesse momento para que o Estado avance e atinja o status de zona livre de aftosa sem vacinação.

Apesar da prorrogação do prazo para vacinar o rebanho, a fiscal estadual agropecuário da AGED e responsável no Estado pelo Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), Margarida Prazeres informa que permanece inalterado o período para comprovação da vacinação. A data limite para comprovar vai até o dia 31 de agosto. Os produtores podem encaminhar seus dados pessoais, quantidade e faixa etária dos bovinos e bubalinos vacinados, nota fiscal comprovando a compra da vacina através do e-mail ou agendamento via telefone para atendimento presencial no escritório da AGED em que a propriedade está cadastrada.

“Na hora de comprovar a vacina, solicitamos que produtores informem a coordenada geográfica da propriedade, assim como comprovem também a vacinação do rebanho contra raiva e das bezerras contra brucelose. Esses dados não são obrigatórios, mas fazem parte do cumprimento das ações que nos capacitarão a alcançar excelência na execução das ações de defesa sanitária animal em todo Estado”, esclareceu Margarida.

O objetivo da AGED é de realizar a campanha de forma segura para os produtores rurais, equipe técnica e demais envolvidos nesse processo. Na hora de comprovar a vacina o produtor pode fazer pelo site da AGED (www.aged.ma.gov.br) ou fazer por telefone o agendamento de seu atendimento em um dos escritórios da Agência.

Durante a reunião virtual da Equipe Gestora do Maranhão no PNEFA, que aconteceu no dia 23 de junho, foram relatadas dificuldades dos produtores rurais em vacinar seus animais, principalmente em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid 19).

A maioria são pequenos produtores e por isso eles tem mais dificuldade no acesso à internet, realidade que tem dificultado os mesmos a fazerem a vacinação e/ou sua comprovação, além dos produtores idosos que estão com receio de sair da casa para adquirir a vacina.

Participaram da reunião virtual, que aconteceu na manhã de segunda-feira, Margarida Prazeres, responsável no Estado pelo PNEFA Ricardo Ataide – Representante do FUNDEPEC -MA,  Hilton Coelho Representante Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA), Michelle Vargens, do Setor de Aglomeração Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA), Jucielly Oliveira – Coordenadora de Defesa Sanitária Animal da AGED-MA, Roberto Arruda, da Superintendência Federal da Agricultura no Maranhão (SFA-MA), Maria Lourdes Borges  da AGED-MA, Rosiane Barros, do  Setor de Epidemiologia da AGED-MA,  Ynady Costa, do Setor de Trânsito Animal da AGED -MA, João Batista Silva, Coordenador de Educação Sanitária da AGED-MA e July Nascimento, auxiliar administrativo da AGED-MA.

*Com informações do site da Aged-MA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *