Campanha de vacinação contra a febre aftosa encerra esta semana.

Esta é a última semana da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa e os criadores de bovinos e bubalinos têm até o dia 31 de maio para vacinar seus animais. Nesta primeira etapa da campanha de 2019,
a dosagem da vacina diminuiu de 5ml para 2 ml e passou a ser bivalente ou conhecida como dupla viral.

Após a vacinação o criador deve comprovar o procedimento na unidade da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) em que a propriedade é cadastrada.

A campanha está sendo realizada pela Aged com o apoio do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec-MA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Superintendência Federal da Agricultura (SFA), Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faema/Senar).

O Maranhão possui um rebanho de 7.576.806 bovinos – o segundo maior do Nordeste e 83.490 bubalinos e há 18 anos não é registrado nenhum foco de febre aftosa no Estado, segundo dados da Aged.

A previsão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é de que o Maranhão será declarado como zona livre da febre aftosa sem vacinação no ano de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *