Uma grande festa marcou a abertura oficial da Agrobalsas 20222 na noite desta segunda-feira (16). A abertura da 18ª edição da feira contou com a presença do vice-presidente do Fundepec-MA, Cláudio Azevedo, do governador Carlos Brandão, do prefeito de Balsas, Eric Costa, do presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), Ricardo Ataíde e de diversas outras autoridades municipais e estaduais.
Ao participar da abertura, Cláudio Azevedo fez um convite aos participantes para conhecer as ações do Fundepec-MA que estão sendo expostas no stand da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), localizado no Espaço Agro. “Convidamos os produtores de soja e os criadores para conhecer a importância que tem o Fundepec-MA ao longo desses anos no apoio às atividades da Aged, seja na febre aftosa ou em outros programas”, afirmou Cláudio Azevedo.
O presidente da Aged-MA, Cauê Ávila, ressaltou a importância da parceria com o Fundepec-MA. “A Aged executa a defesa animal sempre com a grande parceria com o Fundo, que é de fundamental importância para a defesa agropecuária do Maranhão”, afirmou Cauê.

Organizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), com o tema “Conectividade Cerrado – o grande celeiro”, o Agrobalsas está sendo realizado durante toda esta semana na Fazenda Sol Nascente e se encerra nesta sexta-feira.
Uma equipe do Fundo de Desenvovimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA) está participando do evento para não só para divulgar as ações, mas também conectar-se cada vez mais com os produtores rurais.
Além de Cláudio Azevedo, a equipe é formada pelos assessores Fábio Perfetti, Vitória Castro e Ricardo Ataíde, que também participa do evento como presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem).
Além de visitar alguns stands, o governador Carlos Brandão assinou a ordem de serviço para pavimentação da MA 006, em trechos referentes a Tasso Fragoso e a Alto Parnaíba e lançou o programa de regularização fundiária do Sul do Maranhão, beneficiando mais de 3.500 famílias.
Carlos Brandão observou avanços na área do agronegócio durante sua visita aos estandes e reforçou apoio às atividades do campo. “Tenho muita satisfação em participar de mais uma edição da AgroBalsas e posso afirmar que houve uma evolução grande na área de ciência, da tecnologia e da inovação e quem ganha com este avanço é o produtor rural e a sociedade. Nós, do governo do Estado, procuramos ajudar em forma de parcerias com financiamentos e diálogos, além da presença de nossos estandes de órgãos focados no agronegócio”, disse.
O prefeito de Balsas, Erick Costa, falou do incremento da economia após dois anos sem realizar o Agrobalsas. “Este evento gera emprego e renda não só para o município, mas para toda região Sul”, afirmou o prefeito.
A última edição do Agrobalsas foi realizada em 2019. Nos anos de 2020 e 2021 a exposição foi cancelada por conta da pandemia.
Para a edição deste ano a Agrobalsas está sendo realizada numa área de 42 hectares com uma expectativa de um público de 160 mil pessoas. São 800 expositores e uma estimativa de 4 bilhões em negociação.
Em 2019 a 17ª edição da feira alcançou 1,5 bilhão em negociações com um público de 125 mil pessoas e 584 expositores.
