Secretário da Sagrima é empossado membro do conselho do Fundepec-MA.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA), José de Jesus Reis Ataíde, recebeu este mês a visita do secretário de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima), José Antônio Heluy. Ele foi empossado membro do Conselho de Administração Fundepec, representando a Sagrima.

Ao passar a integrar o conselho do Fundepec, o secretário José Antônio Heluy declarou que sentia-se muito honrado de estar ao lado de José de Jesus Ataíde, presidente do Inagro, e de Ricardo Ataíde, presidente da Associação dos Criadores do Maranhão e poder contribuir para o desenvolvimento do setor produtivo do estado.

Além de Ricardo Ataíde, também estava presente o tesoureiro do Fundepec-MA, José Dometílio Braga.

“Havia uma grande expectativa do setor agropecuarista em relação à volta das exposições agropecuárias em 2022, que são uma ação importante de fortalecimento da atividade. E assim foi feito, com total apoio do Governo do Estado, por meio da Sagrima e diversas outras secretarias e órgãos ligados ao setor produtivo. O Fundepec foi e é um parceiro importante para o êxito de toda esta retomada e também para que alcancemos em breve o status sanitário de estado livre da Febre Aftosa sem vacinação”, afirmou o secretário José Antônio Heluy.

Também presentes, representando a Sagrima, o chefe do Departamento de Políticas Agropecuárias, Leonílson Araújo; o chefe do Departamento de Irrigação, João Evangelista; e o assessor especial Hugo Gomes.

FUNDEPEC-MA:

O Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão, denominado FUNDEPEC – MARANHÃO é um fundo privado, fundado em 24 de outubro de 2001.

 O FUNDEPEC desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento da pecuária maranhense, sobretudo com seus recursos sendo investidos na defesa sanitária animal, importante para a sanidade e a qualidade dos animais. Os recursos do FUNDEPEC são oriundos de arrecadações voluntária feitas pelos criadores por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA), emitida pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) para que o criador possa transitar com seus animais dentro e fora do Estado. O próprio criador é quem decide espontaneamente pela contribuição ao Fundo, quando solicita a GTA.

O Conselho de Administração do Fundepec-MA é constituído por representantes do Instituto de Agronegócios do Maranhão – INAGRO, Sindicato de Carne do Estado do Maranhão – SINDICARNE, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão – FAEMA,  Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV-MA, Associação dos Criadores do Estado do Maranhão – ASCEM, Sindicato das Indústrias de Leite e Derivados do Estado do Maranhão – SINDILEITE,  Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento – SEPLAN, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca – SAGRIMA, Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED e Sindicato dos Produtores Rurais de Açailândia – SINPRA.

*Com informações e fotos da Ascom da Sagrima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *