Realizada mais uma Reunião Ordinária do Conselho de Administração do Fundepec-MA

O presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA), José de Jesus Reis Ataíde, conduziu ontem (27) mais uma reunião ordinária do Conselho de Administração da entidade. O secretário do Fundepec-MA, Hilton Coelho de Sousa, auxiliou na condução da reunião.
Após as considerações iniciais do presidente José Ataíde, tomaram posse como novos membros, a secretária de estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Fabiana Rodrigues como titular, e o subsecretário Sérgio Delmiro, como suplente.
Fabiana Rodrigues afirmou que é muito gratificante participar do Conselho. “Temos uma secretaria que é própria do agronegócio e trabalhando em parceria com o Fundepec-MA. É um estreitamento de relações porque a defesa agropecuária, que é a Aged, está na pasta da Sagrima e agora vamos estar mais próximos ainda, trabalhando melhores políticas de desenvolvimento. Eu estou muito satisfeita em participar do Conselho”, ressaltou a secretária.
Em seguida o presidente José Ataíde falou que o Fundepec-MA está realizando mais uma campanha de vacinação contra a brucelose que está acontecendo desde segunda-feira em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão, prefeituras municipais e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária (Agerp).
Estão sendo contemplados com a campanha os municípios da região do Médio Mearim onde são desenvolvidos os Programas de Inseminação Artificial Bovina (Procriar) e de Melhoramento Genético do Girolando (PMGG): Lima Campos, Pedreiras, Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Poção de Pedras, Esperantinópolis, São Luís Gonzaga do Maranhão, Bacabal, Bom Lugar e Vitorino Freire.
A presidente da Aged, Fabíola Mesquita solicitou que a campanha seja realizada também em outros municípios e falou dos avanços da Aged, agradecendo a parceria com o Fundepec e ressaltando a vacinação assistida que está ocorrendo durante a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que acontece até o dia 30 de novembro em todo o estado do Maranhão.


A Reunião Ordinária do Conselho de Administração do Fundepec-MA encerrou com uma palestra do professor Luciano Muniz, que falou do projeto Integração-Lavoura-Pecuária e Floresta (ILPF).
No Maranhão já são 69 mil hectares de área com o projeto. “Existe as modalidades Incluindo o componente florestal e sem o componente florestal, pois vai depender da finalidade ou do agricultor ou do pecuarista. Por exemplo, na região de Imperatriz, que tem a empresa Suzano, o componente florestal naquela região é fundamental porque tem para quem revender”, exemplificou Luciano Muniz.
Ele ressaltou que a implantação dos projetos no maranhão já está trazendo reflexos positivos e citou a instalação de empresas de venda de maquinários agrícolas em outras regiões, como em Santa Inês, gerando desenvolvimento numa área que é de pecuária. “São inúmeros os resultados positivos, quanto se trata principalmente do assunto de baratear o custo da reforma de uma pastagem, quando quem vai pagar é o milho e não apenas o capim, através da produção de carne”, afirmou ele.
Também participaram da reunião, o vice-presidente do Fundepec-MA, Cláudio Azevedo, o representante da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento, Marco Aurélio, além de outros representantes da Embrapa e Aged e a assessora jurídica do Fundepec-MA, Aleksandra Caldas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *