Produtores rurais têm até o dia 30 para vacinar animais contra a febre aftosa.

Produtores de todo o estado do Maranhão têm até a próxima segunda-feira para vacinar bovinos e bubalinos com idade de 0 a 2 anos contra a febre aftosa.  O prazo para a comprovação da vacinação vai até o dia 15 de dezembro.

A previsão da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) é de que sejam imunizados 2,8 milhões de animais durante a II Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre aftosa, iniciada no dia 01 de novembro.

A comprovação da vacinação deve ser feita pelo produtor rural nos escritórios da Aged em que a propriedade é cadastrada e pode ser feita de forma presencial, desde que agendada, ou online por meio do site da Aged –  www.aged.ma.gov.br.

A AGED informa que os criadores que não têm rebanho nesta faixa etária para vacinar deverão também comparecer aos escritórios para atualizar seus rebanhos.

A Agência recomenda aos criadores que observem todos os protocolos de saúde expedidos pelas autoridades competentes para combate e prevenção ao coronavírus, como evitar aglomeração na hora de comprovar a vacina e de imunizar os animais, manter o distanciamento entre as pessoas, higienizar bem as mãos com água e sabão, fazer uso de máscaras e de álcool em gel.

Os protocolos sanitários também deverão ser seguidos para o manejo dos animais, com a realização da limpeza antes e depois de superfícies e equipamentos usados na vacinação; manter a temperatura da vacina entre 2° a 8°, dentre outros.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estima que sejam vacinados cerca de 70 milhões de animais nesta segunda etapa da campanha de vacinação que, de acordo com o calendário nacional de vacinação 2020, ocorre na maioria dos estados brasileiros

“Tão importante quanto a vacinação correta é também o preenchimento completo da declaração de vacinação e entrega online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados, para que a declaração possa ser registrada e o produtor possa cumprir com os compromissos sanitários junto ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado”, destaca o chefe da Divisão de Febre Aftosa da Secretaria de Defesa Agropecuária, Diego Viali dos Santos.

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

*Com informações do site da Aged-MA e MAPA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *