Primeira etapa de vacinação contra febre aftosa acontecerá em junho.

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Maranhão vai acontecer de 1º a 30 de junho. Além do Maranhão, os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe também realizarão a campanha neste mesmo período.

A alteração no calendário de vacinação do Maranhão, que aconteceria em maio, atendeu a uma solicitação de diversos setores e órgãos agropecuários, incluindo a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) durante reunião com os serviços veterinários estaduais.

Neste período de pandemia, a Aged-MA fez recomendações junto a todos os diretores e chefes dos escritórios da Agência com os procedimentos e regras a serem adotadas em todo o Estado do Maranhão, para fins de prevenção da transmissão do novo coronavírus.

A Aged informou ainda que a campanha de vacinação que será realizada no mês de junho tem o objetivo de imunizar mais de 8 milhões de bovinos e bubalinos, tendo todo o cuidado para que durante a campanha a vacinação ocorra satisfatoriamente sem colocar em risco a saúde dos produtores rurais e dos servidores .

O novo período da campanha de vacinação contra a febre aftosa foi uma das pautas da videoconferência da equipe técnica do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec-MA), realizada na manhã desta quarta-feira.

Participaram da reunião o membro da diretoria do Fundepec-MA, Osvaldo Serra, o consultor Ricardo Ataíde, a assessora jurídica Aleksandra Caldas, o representante da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento – SEPLAN no Conselho de Administração, Marco Aurélio Martins, a assessora de Comunicação, Vitória Castro e o asssessor Fábio Perfetti.

Durante a reunião foi ressaltado que o adiamento da campanha se faz necessário pois o Brasil passa por uma emergência de saúde pública e do estado de Calamidade Pública, além da manifestação de autoridades públicas e/ou colegiados responsáveis pela política de defesa sanitária animal estadual e brasileira, a exemplo da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), que faz parte da diretoria do Conselho e Administração do Fundepec-MA .

Na maioria dos estados brasileiros a campanha de vacinação de bovinos e bubalinos de todas as idades permanecerá como o calendário nacional, de 1 a 30 de maio. No caso do Goiás, a vacinação foi antecipada em 11 dias, com provável início para o dia 20 de abril e no Rio Grande do Sul e algumas áreas dos estados do Amazonas e do Pará, a vacinação está ocorrendo desde o mês de março.

De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Geraldo Moraes, “As vacinações serão mantidas, uma vez que se trata de atividade essencial e que há necessidade de manutenção dos compromissos com as zonas reconhecidas como livre de febre aftosa com vacinação perante à Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), instituição que já havia recomendado a manutenção das vacinações dos animais com interesse econômico e em saúde pública no cenário de pandemia da Covid-19”.

A comprovação da vacinação contra a doença deverá ser realizada, preferencialmente, por meio não presencial (sistemas informatizados, correio eletrônico ou outras soluções à distância). Quando não houver alternativa ao alcance, a comunicação presencial poderá ser postergada para um prazo a ser pactuado entre todas as partes envolvidas com o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) no estado ou no Distrito Federal.

*Com informações do Mapa e Aged-MA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *