Parceria nas ações de defesa sanitária animal na região de Pedreiras são discutidas entre Fundepec-MA e Aged-MA.

Com o objetivo de nivelar ações em parceria na região do Médio Mearim, foi realizada na manhã desta quarta-feira (22) uma reunião virtual entre os gestores e equipe do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec-MA) e da Unidade Regional da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) em Pedreiras.

As ações do Fundepec-MA que visam o aumento da produção leiteira executadas em seis municípios da região do Médio Mearim que fazem parte da jurisdição do Escritório da Aged-MA de Pedreiras, além da vacinação contra a brucelose e a contribuição voluntária dos criadores para o Fundepec-MA por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA), foram alguns dos assuntos que pautaram a reunião.

Participaram do encontro, o presidente do Fundepec-MA, José de Jesus Reis Ataíde, o chefe da unidade da Aged em Pedreiras, Robert Barroso, os conselheiros do Fundepec-MA, José Hilton Coelho e Marco Aurélio Martins e os assessores Aleksandra Caldas, Fábio Perfetti, Vitória Castro e Ricardo Ataíde.

Com o apoio do Fundepec-MA, o PMGG – Programa de Melhoramento Genético de Gado Leiteiro em 2018 foi realizado por vários parceiros em 4 propriedades colaboradoras com aplicação de 505 doses de sêmem que resultou em 205 nascimentos confirmados.

Na campanha contra brucelose, nos anos de 2018 e 2019, foram vacinados 2.023 animais em 251 propriedades assistidas.

Na Regional de Pedreiras foram trabalhados os municípios de Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande e Poção de Pedras.

Ao iniciar sua fala na reunião, o gestor da Aged de Pedreiras, Robert Barroso, agradeceu a parceria com o Fundepec-MA que segundo ele, têm ajudado muito na atuação da Agência na região, e lembrou que ele fez parte da primeira turma do Curso de Mestrado em Defesa Sanitária Animal da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em que a maioria das matrículas foram custeadas pelo Fundepec-MA por meio do projeto de Formação e Aperfeiçoamento Profissional de Interesse da Defesa Sanitária da Pecuária Maranhense.

O presidente José Ataíde informou que esta é a segunda reunião com gestores das unidades regionais da Aged. “Nossa primeira reunião aconteceu com o gestor da Aged de Bacabal, Vicente Júnior, mas serão feitos encontros virtuais com os chefes dos escritórios de todas as regiões para discutir as ações e identificar melhorias, tais como  na emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e no Sistema de integração Agropecuária (Siapec), implantado pela Aged com o apoio do Fundepec-MA”, afirmou Ataíde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *