MT assina primeiro seguro avícola do mundo.

Após quase uma década de estudos e negociações, a avicultura do Brasil passa a contar, a partir do dia 29 de outubro, com um seguro contra eventos sanitários.  O seguro é o primeiro do mundo, e o Mato Grosso é o primeiro estado brasileiro a aderir a iniciativa.  A assinatura do seguro aconteceu hoje, em solenidade com a presença da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, em Brasília (DF).

Além da Ministra, estiveram na ocasião o Secretário-executivo, Marcos Montes,  o Secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Tollstadius Leal, o Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e um dos idealizadores do seguro, Ariel Antônio Mendes, o presidente da Associação Mato-grossense de Avicultura (AMAV), Tarcísio Choroeter, entre outros.

Criado com o objetivo de garantir fundos privados de defesa sanitária para indenização, o termo de seguro assinado pela ABPA e pela AMAV beneficiará os produtores mato-grossenses frente a eventuais focos de Influenza Aviária e Doença de Newcastle.

Único entre os grandes produtores a nunca registrar Influenza Aviária em seu território, o Brasil terá no seguro, segundo Mendes, um instrumento de transferência de riscos dos produtores, reduzindo as contribuições e incrementando a capacidade financeira dos fundos indenizatórios hoje existentes no Brasil para ocorrências sanitárias.

“A existência de recursos com este objetivo é fundamental para a rápida recomposição do polo de produção em eventuais ocorrências sanitárias.  Também é importante para reforçar as boas práticas sanitária, além dos protocolos de prevenção.  Após a adesão do Mato Grosso, outros estados deverão aderir ao seguro, que é válido para todo o Brasil”, ressalta Mendes.

SOBRE A ABPA – A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões.

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork.

Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos.

Fonte: matéria Site ABPA.

Foto: Canal Agro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *