Membros do conselho de administração do Fundepec-MA discutem ações de defesa sanitária animal.

Realizada na manhã desta quinta-feira (04.) mais uma reunião do Conselho de Administração do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA), que teve como principal pauta o apoio às ações de defesa sanitária animal. O encontro foi realizado na sala de reuniões da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

Participaram da reunião o presidente do Fundepec-MA, José Ataíde, o vice-presidente, Claudio Azevedo, os membros da diretoria do Conselho, Hilton Coelho e Osvaldo Serra além dos membros do conselho de administração, Fabíola Mesquita, diretora-geral da AGED-MA Marco Aurélio Martins, assessor da SEPLAN e Reginaldo Coelho, assessor do SENAR-MA. Também estavam presentes os assessores jurídicos do Fundepec-MA, Aleksandra Caldas e da Aged-MA, Giulliano Moreira.


Um dos temas tratados na reunião foi a implantação do Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão (Sigama) da Aged-MA, que substituiu o antigo Siapec. “Com a implantação do novo sistema será necessário que os produtores rurais atualizem o seu cadastro na Agência. No próximo mês o produtor que estiver cadastrado vai receber uma senha via email para acessar o novo sistema que vai permitir que ele faça a emissão da sua própria GTA e comprovação da vacinação”, explicou a diretora da Aged-MA, Fabíola Mesquita.

No entanto, ela complementou que a Aged estará pronta para receber os produtores rurais que desejarem fazer a emissão e a comprovação de forma presencial nos escritórios em que são cadastrados.

“Os últimos seis anos a agência contou com o apoio do Fundepec-MA na manutenção de um sistema contratado de empresa privada e o atual governo do estado tomou a decisão de ter um sistema próprio. Iniciou essa transição com o desenvolvimento do sistema pelo órgão estadual de TI e mais recentemente com o apoio do governo do Goiás o sistema foi finalmente viabilizado”, afirmou Fabíola. 

José Ataíde ressaltou a parceria dos criadores com a Aged-MA, por meio do Fundepec-MA. “É uma parceria que ao longo dos anos tem fortalecido importantes ações de defesa sanitária animal em todo o Maranhão”, afirmou Ataíde.

“A existência de um fundo privado foi uma das exigências da Organização Mundial da Saúde (OIE) e do Ministério da Agricultura para que em 2014 o estado avançasse no status sanitário para Zona livre de febre aftosa com vacinação”, complementou Cláudio Azevedo.

Campanha de vacinação

Ao final da reunião foi enfatizada a importância do produtor rural vacinar seus animais contra a febre aftosa. “Estamos na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que vai até o dia 30 de novembro, e os produtores rurais precisam imunizar seu rebanho para continuarmos avançando com nossa pecuária “, ressaltou José Ataíde.

A comprovação da imunização deve ser feita pelo produtor até o dia 15/12/2021 no escritório da Aged-MA em que sua propriedade é cadastrada.

Além de presencial, esta comprovação também pode ser feita por email.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *