Maranhão sedia Encontro do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária do Nordeste (FONESA-NE).

Termina hoje (15) o Encontro do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária do Nordeste (FONESA-NE), que está sendo realizado desde ontem na sala de reuniões da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (SEINC), no Palácio Henrique de La Roque.

Com o tema “Unidos pela Agropecuária” o evento está reunindo gestores de defesa agropecuária do Nordeste, em torno de temas como a portaria unificada para eventos agropecuários, projeto piloto para vacinação contra peste suína clássica, criação de fundo nacional para auxilio e estruturação dos órgãos executores de sanidade agropecuária, metodologia e formulários para aplicação do cadastro unificado e vigilância unificada em propriedades rurais e ainda discussão sobre a retirada de vacina contra febre aftosa para o bloco 3, onde sete Estados do Nordeste fazem parte, com exceção da Bahia e Sergipe.

A diretora-geral da Aged-MA ressaltou a importância do evento para que os estados atuem de forma conjunta.

A diretora-geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), Fabíola Ewerton, afirmou que é um orgulho para o Estado sediar este evento. ” Estamos discutindo temáticas de extrema relevância da defesa agropecuária. É importante que o sistema de gestão agropecuária converse entre si para facilitar o fluxo de informação porque a defesa agropecuária não tem como ser feita de forma isolada. Os estados precisam estar fortes e atuando para a defesa avançar de forma conjunta”, ressaltou Fabíola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *