MA conquista status sanitário de zona livre de febre aftosa sem vacinação

O Maranhão agora é reconhecido nacionalmente como estado livre de febre aftosa sem vacinação. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicou nesta quinta-feira (2), a Portaria MAPA de N°678/2024, que o Maranhão e mais 20 estados sendo eles: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e mais o Distrito Federal estão aptos para o novo status, após o pleno cumprimento de todas as normativas nacional quando serão enviadas todas as informações para a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) para que expeça definitivamente a certificação internacional em 2025.

Este novo status sanitário é resultado de um esforço conjunto ao longo dos últmas duas décadas entre Governo do Estado por meio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA) que reúne os produtores locais e vários órgãos parceiros. Elevando o Maranhão na defesa sanitária animal, contribuindo para o fortalecimento da economia e a garantia de alimentos seguros à população.

O Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA) continuará seu compromisso com a consolidação da pecuária maranhense como referência nacional, garantindo padrões elevados de sanidade animal.

O presidente do Fundepec-Ma, José de Jesus Reis Ataide, reforçou a importância dessa conquista para o Maranhão “É uma grande conquista para o nosso estado, para o nosso produtor rural, mas também para toda a população, que sai ganhando, tendo em vista que a agropecuária maranhense é um setor de muita importância na geração de emprego e renda. Não mediremos esforços para que o Maranhão permaneça com esse status”, disse.

Status Sanitário Internacional

A Portaria MAPA N° 678 proíbe o ingresso e incorporação de bovinos e bubalinos nos estados, municípios e parte de municípios que já compõem as zonas livres de febre aftosa sem vacinação reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). 

Atualmente, no Brasil, somente os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso possuem este status internacional.

Última Campanha de Vacinação 

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) reforça que, as ações de sorologia que estão sendo realizadas tem como objetivo determinar que o vírus da febre aftosa não circula mais no estado para enviar o pleito do avanço de status sanitário Internacional. Como esta última campanha de vacinação realizada no período de 01 a 30 de abril não teve prorrogação, a declaração da vacinação da febre aftosa, deve ser feita nos escritórios da AGED ou no Sistema SIGAMA até o dia 17 de maio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *