A importância da participação do setor privado no fortalecimento dos fundos em saúde animal foi tema da palestra apresentada ontem (11) pelo diretor do Fundepec-MA, Osvaldo Serra, que estava representando o presidente do Fundo, José Ataíde, durante o II Fórum Estadual do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. O evento foi realizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) e fez parte da programação da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp).
Participaram do evento, o presidente do Sindicato Rural de Imperatriz, Armelindo Ferrari, o vice-presidente da Faema/Senar. Hilton Coelho, o coordenador de Educação sanitária da Aged, João Batista Silva, a médica veterinária da Aged, Margarida Prazeres, além de empresários e criadores da Região Tocantina.
Os objetivos trabalhados no Fórum consistiram em divulgar as diretrizes do Plano estratégico para ampliação nacional da zona livre de febre aftosa sem vacinação à sociedade e instituições do setor agropecuário na Região Tocantina, fortalecer e ampliar as parcerias público-privadas para participação comunitária nas ações de prevenção da febre aftosa em todo o país, além de capacitar profissionais autônomos, privados e atores da comunidade em saúde animal e criar condições sustentáveis para a conquista do status de zona livre de febre aftosa sem vacinação.
Em sua apresentação, Osvaldo Serra afirmou que as ações do Fundepec-MA estão evoluindo de acordo com o seu Planejamento Estratégico e que os fundos privados têm sido avaliados pelo Ministério da Agricultura como importantes ferramentas que auxiliam as ações das agências de defesa agropecuária.
Além de trabalhar na erradicação da febre aftosa, o Fundepec-MA atua no apoio ao controle da brucelose, com aquisição de vacinas e campanha de vacinação, apoio ao controle de tuberculose com a aquisição de antígenos, apoio ao Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando e apoio ao curso de mestrado profissional em defesa sanitária animal desenvolvido pela Universidade Estadual do Maranhão.
Também fez parte da programação do II Fórum Estadual do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, a apresentação do Plano Estratégico para a ampliação da zona livre de febre aftosa sem vacinação, feita pelo Auditor Federal Agropecuário, Chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da SFA-MA, Bruno Guimarães, das ações do Serviço Veterinário Estadual: Desafios e Conquista, feita por Margarida Paula Prazeres Carreira de Sá, responsável técnica pelo PNEFA/MA e ainda a Importância da Vigilância nas áreas de divisa entre Maranhão e Tocantins, feita por Alberto Mendes Rocha, presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins – ADAPEC.