Fundepec-MA reúne-se com gestores dos escritórios da Aged de Balsas e São João dos Patos.

Esta semana foram realizadas reuniões virtuais com o gestor do escritório regional da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão de Balsas, Eugênio Pires, na quarta-feira (12) e sexta (14), com a gestora de São João dos Patos, Waldívia Oliveira. As reuniões fazem parte de uma série de encontros que estão sendo promovidos pelo Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA) para o alinhamento das ações em parceria com a Aged.

A região de Balsas possui um rebanho de 712 mil cabeças de animais e 55 mil criadores. “Nós temos aqui uma produção de grãos significativa e uma pecuária muito forte, não apenas bovinos, mas também de suínos e aves”, afirmou o gestor da Aged de Balsas, Eugênio Pires.

O presidente do Fundepec-MA, José de Jesus Reis Ataíde, ressaltou a importância da região para o setor agropecuário maranhense. “Balsas é um pólo de produção e a região tem crescido muito com o surgimento de novos empreendimentos na avicultura e na suinocultura”, disse Ataíde, que falou da parceria com a Aged nas ações de defesa sanitária animal na região.

Parceria esta que também foi ressaltada pela chefe do escritório da Aged de São João dos Patos, Waldívia Oliveira, durante a reunião de hoje. “Este auxílio financeiro do Fundo tem nos ajudado bastante na melhoria da prestação dos serviços aos produtores da região de São João dos Patos”, afirmou ela.

Waldívia lembrou que ela é uma das beneficiadas com o projeto de Formação e Aperfeiçoamento Profissional de Interesse da Defesa Sanitária da Pecuária Maranhense, que faz parte do planejamento estratégico do Fundepec-MA e que consiste no pagamento da maioria das matrículas do Curso de Mestrado e do Curso de Doutorado em Defesa Sanitária Animal da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

“Eu faço parte da 6ª turma do mestrado e lembro muito bem que este apoio do Fundepec-MA foi visto com bons olhos pelos auditores do MAPA”, afirmou Waldívia, referindo-se à auditoria que foi feita para que o Maranhão atingisse o status sanitário de zona livre de febre aftosa com vacinação, ocorrido em maio de 2014.

O rebanho de São João dos Patos é de 443.612 bovídeos e a região se destaca mais na bovinocultura de corte, mas também possui uma pequena bacia leiteira em Colinas com o funcionamento de um laticínio.

Além dos gestores da Aged e do presidente do Fundepec-MA, também participaram das reuniões os diretores do Fundo, Hilton Coelho de Sousa e Osvaldo Serra, o membro do Conselho Administrativo do Fundepec-MA, Marco Aurélio Martins e os assessores Ricardo Ataíde, Aleksandra Caldas, Fábio Perfetti e Vitória Castro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *