Fundepec-MA e Aged-MA discutem eventos voltados para a defesa sanitária animal.

A realização de eventos técnicos em regiões de produção pecuária do Maranhão, voltados para fortalecer e ampliar ações de saúde animal de bovinos, suínos e aves foi pauta da reunião entre o presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec-MA), José de Jesus Reis Ataíde, do vice – presidente do Sistema Faema/Senar-MA, José Hilton Coelho e gestores da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA).
José Ataíde explicou que a programação dos eventos será voltada para realização de cursos, palestras, visitas técnicas e outras atividades. “Iremos nos reunir com pequenos, médios e grandes produtores e também com profissionais que atuam no setor agropecuário”, explicou ele.
A responsável pela PNEFA na Aged, Margarida Prazeres, ressaltou que o Fundepec está empenhado no cumprimento das diretrizes do Plano Nacional no estado do Maranhão e que o produtor entende a importância do Estado se tornar zona livre de febre aftosa sem vacinação, previsto para acontecer em 2021. “Percebemos o quanto o plano tem sido valorizado pelo produtor. Com esta nova classificação ele será beneficiado por meio da valorização do produto, agregação de valor e abertura de novos mercados” avaliou Margarida.
De acordo com a orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) também está prevista a realização de caravanas com diversas atividades que serão realizadas nos municípios que apresentam menor cobertura vacinal contra a febre aftosa e culminarão com o Dia “D”.
Segundo o site do MAPA, “o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Estão envolvidos na execução do PNEFA, previsto para ser realizado até o ano de 2026, os serviços veterinários oficiais nas suas diversas hierarquias, o setor privado e os governos estaduais, representados pelas secretarias de agricultura e órgãos vinculados.
A coordenadora de Defesa Animal da Aged, Jucyelly Oliveira, destacou na reunião que nestes eventos também serão discutidas as doenças de suínos e aves, considerando a expansão dessas atividades em escala empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *