Fundepec-MA e Aged-MA discutem ações para 2020.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA), José de Jesus Reis Ataíde, reuniu-se nesta segunda-feira (10) com a presidente da agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), Fabíola Mesquita, para discutir as ações de 2020 que serão realizadas em parceria. A definição de prorrogação do contrato do Sistema de Integração Agropecuária – SIAPEC por tratar-se de importante ferramenta tecnológica para funcionamento da defesa sanitária animal, a campanha de vacinação contra a brucelose e o apoio no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) foram alguns dos temas tratados no encontro.
Também ficou acertado a realizaçao de pequenos fóruns técnicos sobre saúde animal, incluindo novas espécies animais como suínos e aves, além dos bovinos. Estes eventos serão programados brevemente pelas equipes técnicas do Fundepec-MA e da Aged-MA. “Vamos mostrar também, juntamente com os gestores da Aged, como o Maranhão está avançando no combate à febre aftosa. A previsão é de que em 2021, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, seja retirada a vacinação contra aftosa e precisamos explicar aos produtores e a sociedade como será todo este processo”, afirmou José Ataíde.
Sobre a campanha de vacinação contra a brucelose, que foi realizada pelo segundo ano na Bacia Leiteira da Região do Médio Mearim, ocorreu nos meses de novembro e dezembro de 2019, onde foram vacinados1.891 bezerras de 3 a 8 meses.
Esta ação foi promovida pelo Fundepec-MA e Aged-MA com o apoio do Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Além do presidente do Fundepec-MA, José Ataíde e da presidente da Aged-MA, Fabíola Mesquita também participaram da reunião o representante da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento(Seplan) no Conselho de Administração do Fundepec-MA, Marco Aurélio Martins, a assessora jurídica Aleksandra Caldas, o consultor Ricardo Ataíde e o assessor jurídico da Aged, Giulliano Araújo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *