Fundepec-MA e Aged de Bacabal discutem ações em parceria na região do Médio Mearim.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado Maranhão (Fundepec-MA), José de Jesus Reis Ataíde, juntamente com sua equipe e o membro do Conselho de Administração do Fundepec-MA, Marco Aurélio Martins, reuniram-se virtualmente na manhã desta quarta-feira (08) com o gestor regional da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) de Bacabal, Vicente Alves de Almeida Junior.

Na pauta da reunião as ações realizadas em parceria entre o Fundepec-MA e a Aged na região, com destaque para as campanhas de vacinação contra a febre aftosa e a brucelose, além do melhoramento genético da bovinocultura leiteira na região do Médio Mearim.

Também foram abordadas a contribuição voluntária ao Fundepec-MA, feita pelos produtores rurais da região por meio da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), quando foram discutidas melhorias na emissão de boletos e ainda formas de facilitar o uso, pelo criador, do Sistema de Integração Agropecuária, o SIAPEC.

O apoio às campanhas de vacinação faz parte dos projetos finalísticos do Fundepec-MA, neste caso o FUNDEPEC BTRB, que é o poio às Campanhas de Vacinação e Controle das Enfermidades Brucelose, Tuberculose e Raiva em Bovinos e Bubalinos.

Na campanha contra a brucelose, realizada pelo Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), com a parceria de órgãos públicos, como a Aged-MA e outras entidades, nos anos de 2018 e 2019 foram vacinados na região de Bacabal, cerca de 1.350 animais fêmeas em aproximadamente 100 propriedades.

O apoio ao PMGG – Programa de Melhoramento Genético de Gado Leiteiro, desenvolvido também pelo Inagro e seus parceiros, faz parte do projeto FUNDEPEC Inovação Tecnológica, que consiste no apoio ao Desenvolvimento de Pesquisa Técnico – Científico e Difusão de Tecnologias da Pecuária Maranhense.

Em 2018, o PMGG beneficiou 12 propriedades colaboradoras com a aplicação de 1.327 doses de sêmen que resultou em 346 nascimentos confirmados. A inseminação foi feita com sêmen de touros de alta linhagem em fêmeas da raça girolando da região.

Sobre o SIAPEC, o assessor do Fundepec-MA, Fábio Perfetti, fez algumas explicações durante a reunião.

O Sistema de integração Agropecuária foi implantado pela Aged com o apoio do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão.

Por meio do Siapec é possível a efetivação de cadastro dos produtores e das propriedades rurais das regionais, cadastro de exploração pecuária, revendas agropecuárias, estabelecimentos, veterinários, cadastros de vacinas e campanhas de vacinação, emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), cadastros da área vegetal, de Inspeção e Fiscalização, emissão de PTV (permissão para trânsito vegetal), o equivalente à GTA bovina além do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Ao final da reunião, o gestor da Aged de Bacabal, Vicente Júnior, disse que estava muito satisfeito com o encontro e ressaltou a importância do Fundepec-MA. “O Fundepec ajuda no desenvolvimento da pecuária e a cadeia produtiva no Maranhão, formando um setor produtivo cada vez mais forte. Reconhecemos sua ajuda nas ações da Aged e é muito importante o apoio na capacitação”, afirmou ele, referindo-se ao pagamento que o Fundo faz das matrículas da maioria dos profissionais que participam dos cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Defesa Sanitária Animal da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do projeto de Formação e Aperfeiçoamento Profissional de Interesse da Defesa Sanitária da Pecuária Maranhense.

Também participaram da reunião entre o Fundepec-MA e a Aged de Bacabal, os consultores Aleksandra Caldas, Ricardo Ataíde e Vitória Castro.

Outras reuniões estão previstas para serem realizadas nas próximas semanas em algumas regionais da Aged. O objetivo é ampliar a parceria nas ações realizadas na região de atuação dos escritórios da Agência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *