Fundepec-MA apoia operacionalização do SIGAMA.

Como parte da parceria que o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA) mantém com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), o presidente José Ataíde, assinou contrato para que o Fundepec-MA dê continuidade ao apoio na operacionalização do Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão – SIGAMA, utilizado pela Agência.

O Sigama é uma importante ferramenta de gestão dos dados agropecuários, fundamental para desempenhar a defesa agropecuária no Maranhão.
O novo sistema substituiu o Sistema de Integração Agropecuário – SIAPEC, que também contava com o apoio do Fundepec-MA.

Desde que foi criado, o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão apoia as ações da Aged-MA, principalmente na manutenção do foco zero de febre aftosa em bovinos e bubalinos.

A existência de um fundo privado, constituído por entidades ligadas aos produtores rurais e também por órgãos públicos, a exemplo da Aged-MA, foi uma das exigências cumpridas pelo Maranhão para que o estado avançasse para o status sanitário de zona livre de febre aftosa com vacinação, ocorrida em 2014.

Para avançar na classificação para Zona Livre de Febre Aftosa sem vacinação, uma série de ações que fazem parte do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE PNEFA) devem ser cumpridas e a existência do Fundepec-MA continua sendo uma delas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *