Fundepec e Aged discutem a participação do Maranhão no I Fórum Nacional de Febre Aftosa.

Reuniram-se ontem (20), na sede do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec-MA), o presidente José Ataíde e assessores com a responsável técnica pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa no Maranhão (PNEFA) na Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), Margarida Prazeres.

A pauta do encontro foi a estratégia de participação dos estados da Comissão de Coordenação Gestora Estadual – CCGE do Bloco III no I Fórum Nacional de Febre Aftosa, que será realizado no dia 30 de agosto em Esteio – RS, durante a Expointer.

O Estado do Maranhão integra a CCGE do Bloco III composto, também, pelos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Na reunião foi discutida a melhor forma de sistematização dos dados pelos estados para apresentação das ações em fase de implantação do Plano Estratégico do Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa – PNEFA do Bloco III.

A apresentação dos dados foi solicitada pela Divisão de Febre Aftosa e Outras Enfermidades  do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DIFA/MAPA).

O I Fórum Nacional de Febre Aftosa tem por objetivo discutir e informar sobre o andamento da execução do Plano Estratégico do PNEFA, além do seu impacto nacional para o setor produtivo, autoridades e sociedade em geral por todos os estados brasileiros que estão organizados em blocos.

O presidente do Fundepec-MA, José Ataíde, ressaltou que o Maranhão é um dos estados que mais tem se destacado com suas ações em parceria com a Aged e citou como exemplo, o cadastro dos animais, por meio do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec) e o fato do Maranhão ter um recurso para emergência sanitária e ainda a alteração no seu estatuto para investir na sanidade de aves e suínos, que consta no Planejamento Estratégico do Fundepec-MA.

PNEFA

O objetivo do PNEFA é obter o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de novas zonas livres de febre aftosa sem vacinação no Brasil, a partir de 2019, alcançando todo país até 2023. Além disso, o PNEFA deverá projetar a demanda de vacinas, considerando o cronograma de retirada da vacinação contra a doença e a criação de um banco de antígenos e vacinas, o Banvaco, para atender possíveis emergências.

No caso do Bloco III a retirada da vacinação estava prevista para 2020, mas o Ministério da Agricultura adiou para 2021.

Paralelamente, o PNEFA prevê a ampliação e aprimoramento da capacidade de diagnóstico dos laboratórios para aftosa, fortalecendo a biossegurança destes locais e mitigando os possíveis riscos de escape e difusão do vírus da aftosa, entre outros pontos.

PROGRAMAÇÃO DA EXPOINTER 2019.

9h – 9h30: Credenciamento e retirada de material pelos participantes

9h30 – 10h: Abertura – Mapa, SEAPDR e CNA.

10h – 10h30: Plano Estratégico 2017/2026 – Contextualização do PNEFA – importância da participação do setor privado – DSA/Mapa – Geraldo Moraes

10h30 – 10h50: Intervalo

10h50 – 11h20: Principais desafios do PNEFA e a participação do setor privado na implantação, execução e gestão do Plano Estratégico – Representante da CCGE do Bloco I.

11h20 – 11h30: Discussões

11h30 – 12h: Principais desafios do PNEFA e a participação do setor privado na implantação, execução e gestão do Plano Estratégico – Representante da CCGE do Bloco II

12h -12h10: Discussões

12h10 – 14h: Intervalo para o almoço

14h – 14h30: Principais desafios do PNEFA e a participação do setor privado na implantação, execução e gestão do Plano Estratégico – Representante da CCGE do Bloco III

14h30 – 14h40: Discussões

14h40 -15h10: Principais desafios do PNEFA e a participação do setor privado na implantação, execução e gestão do Plano Estratégico – Representante da CCGE do Bloco IV.

15h10 – 15h20: Discussões

15h20 – 15h50: Principais desafios do PNEFA e a participação do setor privado na implantação, execução e gestão do Plano Estratégico no estado do Paraná – Representante do estado do Paraná.

15h50 – 16h20: Principais desafios do PNEFA e a participação do setor privado na implantação, execução e gestão do Plano Estratégico no estado do Rio Grande do Sul – Representante do estado do Rio Grande do Sul.

16h20 – 16h30: Discussões

16h30 – 16h50: Intervalo

16h50- 17h20: Principais desafios do PNEFA e a participação do setor privado -Representante da Equipe Gestora Nacional – Visão geral

17h20 – 17h30: Discussões Finais

17h30 – 18h: – Encaminhamentos e encerramento – Mapa, SEAPDR e CNA

*Com informações do site do Mapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *