Na manhã desta sexta-feira (25) o Frigorífico Friagro, localizado em Açailândia, recebeu o primeiro certificado do Maranhão de equivalência do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) referente aos produtos cárneos e agora já esta habilitado a comercializar a carne bovina em todo Brasil.
A solenidade aconteceu em Açailândia, às 10h, e foi transmitida via youtube com a participação do secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Sérgio Delmiro, a diretora-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), o proprietário do Fiagro, Thiago Felipini, o gestor da Aged de Açailândia, Damião Barbosa, além de outras autoridades e representantes do setor agropecuário maranhense.
O Frigorífico Fiagro tem capacidade para abater 20 animais/hora e de receber em suas instalações até 200 cabeças/dia. A comercialização de seus produtos abastece toda a região. Sua produção, com adesão ao SISBI, vai chegar ao mercado nacional, mostrando que o Maranhão produz com qualidade e segurança o alimento que chega até a mesa do consumidor.
Thiago Felipini, ressaltou que a orientação da Aged-MA foi muito importante para o recebimento deste certificado. “Os abatedouros necessitam da diretriz da Aged para esta realização e ela cumpriu com toda a serenidade com seu papel de nos direcionar”.
Para ele, o Sisbi permite a industrialização do produto. “A transformação do animal vivo em carcaça bovina é uma etapa que acontece em outros estados e hoje o Maranhão consegue fazer esta etapa, o que é um passo importante para a indústria maranhense. É uma conquista e temos boas perspectivas com o mercado nacional”, ressaltou Thiago.
Para o secretário Sérgio Delmiro, essa é uma conquista não só do frigorífico, mas também da Aged e do Maranhão, ressaltando ainda a questão da segurança alimentar . “É uma garantia de que o produto maranhense saia com melhor qualidade e possibilidade de conseguir concorrer com outros produtos e também garantir uma segurança alimentar para consumir um produto com qualidade, certificado e com a garantia de uma origem saudável”, afirmou ele.
Fabíola Ewerton afirmou que o certificado e uma chancela de que o produto é de qualidade e pode ser colocado não só na mesa do maranhense, mas no Brasil. “Dá um orgulho saber que o industrial maranhense está avançando e consegue se adequar a normas rígidas e importantes para garantir a qualidade destes produtos”.
Sisbi no Maranhão
Desde 2019 o estado do Maranhão obteve o reconhecimento conferido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento por meio da Portaria nº 274 e a categoria de leite e derivados foi a primeira a ser incluída ao SISBI.
O Maranhão já possui três estabelecimentos deste segmento habilitados a terem os produtos comercializados em todo o Brasil, sendo um na capital e dois na região Tocantina.
Dentre as principais vantagens de adesão ao Sistema estão: melhoria na prestação de serviço à população; garantia de alimentos seguros; respeito ao Código de Defesa do Consumidor; estímulo à formalização das agroindústrias, ampliação do mercado consumidor dos estabelecimentos; incremento na geração de empregos e renda; fixação de mão de obra no campo e atração de mais agroindústrias para a região.
*Com informações da Aged-MA.