Espaço Fundepec será mais uma vez destaque na Expoema.

Começa neste domingo a 63ª edição da Expoema e mais uma vez o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA) está apoiando a exposição e participando com uma programação técnica voltada para estudantes e profissionais do setor rural. A abertura vai acontecer a partir das 17h, no Parque Independência, e contará com a presença do presidente do Fundepec-MA, José de Jesus Reis Ataíde.

A programação técnica será realizada por meio de uma parceria entre o Fundepec-MA, Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e outros parceiros.

Governador Carlos Brandão e secretários visitam o Espaço Fundepec.

Com grande destaque no ano passado, o ESPAÇO FUNDEPEC, volta a funcionar este ano com algumas palestras que acontecerão no local.

E a programação no espaço já inicia nesta segunda-feira (04), das 17h às 19h, com a palestra sobre o Sistema Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, que vai ser apresentada pela Profª Dra. Valéria Apolinário, do Departamento de Zootecnia /UEMA e GEINTEGRA); 

Os debatedores serão o Profº Dr. Luciano Cavalcante Muniz, do Deptº  de Economia Rural/UEMA e GEINTEGRA) e o Pesquisador Dr. Joaquim Bezerra Costa (EMBRAPA COCAIS e GINTEGRA), tendo como mediadora a Dra. Rita de Cássia Cunha (Coordenadora do Canal AgroRita).

Ainda como parte da programação das ações de segunda-feira que têm o apoio do Fundepec-MA na Expoema, haverá a visita da delegação da Escola Casa Familiar Rural de São Luís (Quebra Pote), das 9:00h às 12:00h. Os alunos estarão acompanhados dos Monitores técnicos: Profº Iran Silva (Zootecnia/UEMA) e Dr. Roberval Raposo (AGED).

Presidente do Fundepec-MA, José Ataíde, recebeu os alunos no ano passado, no Espaço Fundepec.

Logo mais das 14h às 16h, os alunos da Casa Familiar Rural de Quebra Pote participarão de uma Roda de Conversa Técnica no Estande da AGED-MA com Debate Dialogado com Monitores Técnicos e palestras que abordarão os temas: Empreendedorismo no Agro (Dra. Aline Albuquerque – SENAR), Reconhecimento de Orgânicos por Controle Social (Dra. Fabiola Mesquita – AGED/MA), Segurança Jurídica no Campo (Dra. Aleksandra Caldas – COMISSÃO AGRO da OAB), Regularização de Indústrias de Polpa de Frutas (Dra. Aurenice Pereira – SFA/MA-MAPA).

O encerramento da Roda de Conversa acontecerá às 16h30 com a presença do presidente do Fundepec-MA, José Ataíde.

A programação de segunda-feira encerra às 19h, com uma palestra Alimentos Seguros, que acontecerá no Estande da AGED-MA, para Estudantes de Escola Municipal da Educação de Jovens e Adultos/EJA do Bairro da Divineia.

Na terça-feira, será a vez da delegação dos alunos do Iema de Vargem Grande, realizarem uma visita à Expoema, onde participarão da mesma programação que os alunos da Casa Familiar Rural de Quebra Pote.

Um dos destaques da programação de terça-feira é o Simpósio sobre Sanidade Avícola que abordará o tema “Situação da Avicultura no Maranhão e a Atual Situação da Defesa Sanitária Animal da Avicultura no Maranhão”. O evento vai acontecer  no Estande da AGED, das 17h às19h.

Na programação de quarta-feira, o Espaço Fundepec será um dos locais que vai abrigar uma das estações do Dia de Campo sobre Defesa Agropecuária, das 9h às 11h. Promovido pela Aged, o dia de campo terá quatro estações:  1ª Estação de Sanidade de Equídeos (Gecyane Pavão – Estande da AGED/MA; 2ª Estação de Nutrição de Equídeos (Krislanne Prado – Sede da ASCEM), 3ª Estação de Identificação e Resenha (João Batista – Cavalariça), 4ª Estação do PNCEBT (Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose) no Espaço FUNDEPEC-MA.

Ainda na quarta-feira a Expoema receberá a delegação dos alunos da Casa Familiar Rural de Itapecuru, que estarão acompanhados dos monitores técnicos Dr. Iran Silva (Zootecnia/UEMA) e Dra. Filomena Carvalho (AGED).

Das 15h30 às 16h30, no estande da Aged, acontecerá a Oficina de Notificação de Doenças dos Animais com a “Palestra: Papel do produtor com a retirada da vacina contra febre aftosa.

Em seguida, das 17h às 19h, no Espaço do Fundepec. acontecerá a palestra sobre a Situação da Suinocultura no Maranhão: O Caso da Empresa AGROMINA e o Status atual da Defesa Sanitária Animal dos Suídeos no Maranhão.

 No dia 05 de setembro, na quinta-feira, a programação de destaque é o Fórum Estadual sobre Alimento Seguro, que será realizado noo Estande da AGED-MA, das 17h às 19h.

Vale destacar ainda a realização do Curso de Derivados de Leite, promovido pelo SENAR, no horário das 8h às 16h, no Espaço Fundepec.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *