Equipe Gestora do Maranhão do PNEFA realiza reunião virtual.

Membros da Equipe Gestora do Maranhão para o Plano Estratégico do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação contra a Febre Aftosa (Egepe-PNEFA), participaram de uma reunião virtual na manhã desta quarta-feira (20) para discutir alguns assuntos relacionados à execução do plano no Maranhão.

Uma das pautas da reunião foi a realização da I Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que vai acontecer de 01 a 30 de junho de 2020.

Para disciplinar os procedimentos durante a campanha, visando a contenção da pandemia do COVID-19, foi emitida portaria da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (AgedMA), nº 222, datada de 30 de abril de 2020.

Esta portaria foi discutida durante a reunião virtual.

De acordo com a portaria, o criador tem até o dia 31 de agosto de 2020, como data final da comprovação da vacinação nas ULSAV (Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal) e EAC (Escritório de Atendimento à Comunidade) onde o produtor possui sua propriedade/ rebanho cadastrado.

 A responsável pelo Programa de Erradicação e Prevenção contra a Febre Aftosa da Aged, Margarida Prazeres, ressaltou que esta campanha de vacinação é diferente das outras. “Esta é uma etapa atípica e por isso precisamos reforçar a educação sanitária, com relação ao adiamento da campanha, período de comprovação, cuidados com o distanciamento social e o manejo do gado”, afirmou Margarida.

Ela alertou ainda para que o criador não deixe para fazer a comprovação da vacinação na última hora e que ela pode ser feita enviando a documentação digitalizada para os escritórios da Aged.  

Confira a portaria que disciplina a I Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa http://www.aged.ma.gov.br/files/2014/01/PORTARIA-222.2020.-I-ETAPA-DE-CAMPANHA-DE-VACINAC%CC%A7A%CC%83O-2020-FINAL.pdf

Na reunião foram apresentados ainda os resultados do relatório semestral de vigilância, com a análise do trânsito animal, caracterização dos municípios em relação a doenças vesiculares, educação sanitária, e ressaltada a participação da comunidade e a importância da Egepe para o alcance dos resultados.

Foi informado também no encontro virtual, a realização de uma reunião entre a Aged e o Fundepec-MA, ocorrida em fevereiro, que discutiu a realização de eventos técnicos em regiões de produção pecuária do Maranhão, voltados para fortalecer e ampliar ações de saúde animal de bovinos, suínos e aves.

A previsão é de que sejam realizados cursos, palestras, visitas técnicas e outras atividades.

A equipe gestora do Maranhão é constituída por representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário maranhense e dentre os participantes na reunião estavam o consultor do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec-MA) e vice-presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), Ricardo Ataíde e o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), Hilton Coelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *