Criadores iniciaram comprovação da vacinação contra a febre aftosa durante a campanha.

A I Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa está na segunda semana e, apesar de que o prazo para a comprovação da vacina tenha sido estipulado para até o dia 31 de agosto, muitos criadores já estão fazendo a comprovação via email e por mensagens de aplicativo. A campanha, que tradicionalmente acontecia no mês de maio, está sendo realizada no período de 01 a 30 de junho por conta da pandemia do novo coronavírus.

Com o retorno das atividades presenciais desde segunda-feira (08), os criadores também estão fazendo a comprovação nas unidades da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA).

 O chefe da Unidade Regional da Aged de Balsas, Eugênio Pacelli Pinto Pires, conta que apesar da campanha estar acontecendo no meio de uma pandemia, a vacinação está ocorrendo normalmente, graças à conscientização do criador e da divulgação feita pela imprensa. “Esperamos continuar mantendo o índice de cobertura vacinal de 95% nas campanhas anteriores e orientamos que os criadores façam a comprovação por email”, afirmou Eugênio.

Luiz Paulo Mallmann Filho, proprietário da Fazenda Fernanda, localizada em Balsas, foi um dos produtores da região que vacinou o rebanho logo no início da campanha. “Normalmente nós vacinamos na metade do período da campanha, mas como precisávamos comercializar os animais, vacinamos logo no início do mês de junho”, explicou ele.

A fazenda comercializa animais das raças nelore, braford e brangus para municípios da região, tais como, São Domingos do Azeitão, Tasso Fragoso e Imperatriz.

Na opinião do produtor Luiz Paulo Mallmann Filho é importante a contribuição voluntária que ele faz para o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA) por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA) .

Na regional de Imperatriz, a chefe do escritório da Aged, Fernanda Rodrigues Rolim Araujo, contou que alguns criadores também vacinaram seus rebanhos logo no início da campanha para que seus animais pudessem participar dos leilões que ocorrem semanalmente no município de Estreito. “Para o criador participar dos leilões é preciso comprovar que vacinou o gado na primeira etapa da campanha”, explicou ela, informando ainda que também no município de Edson Lobão acontece leilão, mas que está suspenso por causa da pandemia, e que deve retornar após decreto municipal.

Fernanda Rolim informou ainda que alguns produtores solicitaram autorização para vacinar seu rebanho contra a febre aftosa ainda no mês de maio, para que pudessem movimentar os animais para outros estados em que a campanha aconteceu também em maio, como é o caso de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Em Açailândia, o chefe do escritório da Aged, Damião Renildo de Macêdo Barbosa, informou que 59.465 animais em oito municípios da regional já foram vacinados, de acordo com as comprovações da vacinação realizadas pelos criadores. O número de bovídeos envolvidos na campanha da região de Açailândia é de 1.003.519 animais.

Em relação à comprovação da vacinação, ele informou que os criadores estão enviando, por email, a nota fiscal e os dados do rebanho atualizado. “Alguns criadores estão comprovando diretamente no escritório da Aged, mas estamos tomando todas as medidas de segurança sanitária e eles já estão acostumados com o distanciamento social”, explicou Damião.

Damião Barbosa informou ainda que o número de Guias de Trânsito Animal (GTA) para abate não diminuiu na região por conta da pandemia. “Já a GTA destinada para cria e engorda, que é aquela em que o criador movimenta o gado de uma fazenda para outra, foi diminuída a emissão” informou ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *