Comissão aprova relatório final do Zoneamento Agropecuário do Maranhão.

Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) participou, nesta quarta-feira (11), da apresentação do relatório final do Zoneamento Agropecuário do Maranhão (Zama), na sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), no Cohafuma. O relatório é resultado de uma parceria entre Sagrima e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo Geoambiental. Representantes da AGED integram a Comissão Estadual de Zoneamento Agropecuário do Estado do Maranhão (Cezama), que aprovou o relatório.

Segundo Margarida Prazeres, responsável pelo Programa de Erradicação e Prevenção contra a Febre Aftosa da Aged, o relatório é um marco para o estado do Maranhão. “Estamos felizes em contribuir porque esse trabalho, além de ser um marco para o estado do Maranhão, ainda tem o viés de utilização desses dados para a Aged, no sentido da produção agropecuária. Nós fornecemos dados, o mapeamento de bovinos pela regionalização do zoneamento agropecuário é dado nosso, da vacinação de bovino, mostrando a credibilidade que a Aged tem como instituição dentro do Cezama”, destacou a representante da Aged na Comissão, ao lado da fiscal estadual agropecuária da Aged Fernanda Albuquerque, que também integra a Cezama.

O Zoneamento é voltado para o setor Agropecuário do estado e é resultado de bases de dados, algumas atualizadas todos os anos, daí seu caráter dinâmico. Segundo o gerente do Nugeo, Jucivan Ribeiro, a aprovação do Zama pela Comissão é essencial para a continuidades das ações para consolidar o projeto para o Maranhão. “A aprovação do Zama por todos os membros da Cezama mostra não apenas a qualidade dos produtos técnicos apresentados, mas revela também o resultado de um processo de aproximação e fortalecimento institucional que o Zoneamento proporcionou durante a sua elaboração. A participação das instituições é ponto essencial nessa construção”, disse o gerente.

Além da Aged, da Sagrima e da Uema, também participam da Cezama representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Sepla), Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SEINC), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema). Após a aprovação do relatório pela Comissão, a Uema deve fazer a entrega oficial para a Sagrima.

Com informações da Uema.

Fonte: Site da Aged-MA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *