Campanha de vacinação contra a febre aftosa vai até o dia 31 de maio.

Começou nesta segunda-feira (01) em todo o Estado do Maranhão a I Etapa da Campanha de vacinação contra a febre aftosa 2023. Até o dia 31 de maio devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. A comprovação da vacinação deve ser feita até o dia 15 de junho.

O Maranhão ultrapassou o rebanho de 10 milhões de cabeças de animais e, segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), o número de bovídeos é de 10,3 milhões.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA), José de Jesus Reis Ataíde, conclama todos os criadores a vacinarem seus animais e contribuir com o processo de retirada da vacina, previsto para acontecer em 2024. “É importante que o Maranhão tenha uma cobertura vacinal acima de 95% do rebanho de bovídeos e os produtores rurais estão contribuindo para manter esse índice ao longo dos últimos anos”, afirmou José Ataíde.

Na última campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada em novembro do ano passado, foi vacinado 95.85% do rebanho de bovinos e bubalinos do Maranhão, com idade entre 0 e 2 anos com uma dose de 2 ml do imunizante.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento preconiza que é de 90% o índice de cobertura vacinal.

O presidente da Aged, Cauê Ávila, ressaltou que provavelmente em novembro será feita a última campanha de vacinação contra a febre aftosa. “O Maranhão já fez o pleito para a retirada da vacinação. Contamos com produtores e parceiros para avançarmos e termos o reconhecimento de zona livre de febre aftosa sem vacinação”, afirmou o presidente.

Comprovação deve ser feita até o dia 15 de junho

É de suma importância que, após vacinar os animais, o produtor rural comprove a vacinação no escritório da Aged em que sua propriedade está cadastrada. O prazo para que ele faça essa comprovação vai até o dia 15 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *