AGED realiza a vacinação assistida contra febre aftosa em São Luís.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), por meio da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) de São Luís, realizou na capital maranhense, nesta terça-feira,17, a vacinação assistida contra febre aftosa em propriedade de risco epidemiológico.

Durante a ação os fiscais da AGED acompanharam a imunização de 8 animais. Segundo as normas do Ministério da Agricultura, a fiscalização de vacinação assistida pode ocorrer com objetivo de orientação, de assistência a comunidades carentes, além do acompanhamento parcial ou total da vacinação o que possibilita ao Serviço Veterinário Oficial (SVO) – no Maranhão representado pela AGED – certificar a aplicação da vacina dos rebanhos existentes em determinadas propriedades rurais, que apresentem uma possível vulnerabilidade quanto à ocorrência da febre aftosa, que seja por movimentarem muito gado ou por localizarem-se próximas à pontos de maior risco tais como lixões, matadouros e/ou recintos de aglomerações de animais.

Os acompanhamentos das vacinações podem ser executados nas propriedades de criadores inadimplentes com o SVO, garantindo que o rebanho nestas condições seja imunizado e que todo o patrimônio pecuário estadual permaneça protegido. Durante a vacinação ensina-se ao criador como vacinar o gado, qual a quantidade de gelo para manter a temperatura adequada da vacina, são dadas as noções de higienização dos instrumentos usados durante a vacinação, além do local e forma de aplicação corretos, todas essas orientações visam garantir o bem-estar do animal.

FONTE: SITE DA AGÊNCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MARANHÃO (AGED-MA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *