Aged-MA busca inadimplentes da campanha de vacinação contra a febre aftosa.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) está realizando ações de recuperação de inadimplentes da II Etapa da Campanha de Vacinação contra a febre aftosa, que ocorreu no período de 01 de novembro a 31 de dezembro de 2021. Os fiscais agropecuários estão fazendo o acompanhamento dos animais que estão sendo vacinados.

Após o pagamento da multa, o produtor rural deve procurar o escritório da Aged em que sua propriedade é cadastrada para que a equipe possa agendar o acompanhamento da vacinação na propriedade. O produtor rural recebe uma autorização para compra da vacina e também um comunicado de que deve fazer a vacinação dos animais num prazo de até 7 dias.

A fiscal estadual agropecuária da Aged-MA, Margarida Prazeres, que é responsável pelo setor da febre aftosa, explicou que a busca pelos inadimplentes é feita até 30 dias antes da próxima etapa da campanha de vacinação. “É uma atividade proativa do sistema de defesa agropecuária, que chamamos de vigilância ativa. O pessoal da Aged faz a lista de inadimplentes e cai em campo”, explicou ela.

De acordo com a Aged, a vacinação fiscalizada é importante para o cumprimento das metas do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa. Uma das metas é manter o índice de cobertura vacinal dos rebanhos e das propriedades acima dos 90%.

A Agência alerta que o produtor inadimplente compareça ao escritório da Aged e regularize a sua situação.

A previsão é de que no dia 31 de janeiro seja divulgado o resultado do índice de cobertura vacinal alcançado na II Etapa da Campanha de vacinação contra a febre aftosa.

Foto: divulgação Aged-MA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *