A importância da contribuição voluntária para o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA) como forma de auxiliar no fortalecimento das ações de defesa sanitária animal, está sendo discutida durante visita do tesoureiro do Fundepec, Osvaldo Serra e o vice-presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), Ricardo Ataíde, aos escritórios regionais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA).
De acordo com Osvaldo Serra, o Fundepec tem uma parceria muito forte com a Aged que vem se fortalecendo ao longo dos últimos anos e o objetivo destas visitas aos escritórios é o de sensibilizar os produtores; “Nas conversas com as equipes da Aged nós mostramos as vantagens que o produtor tem ao contribuir voluntariamente com o Fundepec porque ele tem que entender que este dinheiro destinado ao fundo volta em benefício para ele porque dá uma segurança sanitária, pois fortalece as ações da Aged.”, ressaltou Osvaldo.
Ele explicou que ao pagar uma Guia de Trânsito Animal (GTA), sem optar pela contribuição ao Fundepec, o criador vai pagar R$ 6,10 por cabeça de bovideo. Ele contribuindo com o fundo, o valor da GTA fica em R$ 5,85. Os recursos arrecadados pelo Fundepec são para a formação do fundo emergencial em caso de
ocorrência de um foco de febre aftosa e também para os investimentos em projetos orientados pelo plano estratégico em parceria com diversas instituiçoes e entidades ligadas à defesa sanitária animal e ao desenvolvimento da pecuária maranhense.
Destacou ainda que alguns dos objetivos do Fundepec são: viabilizar recursos destinados ao serviço veterinário oficial (Aged); Divulgar e promover campanhas voltadas à profilaxia e ao desenvolvimento técnico da pecuária auxiliando o serviço veterinário oficial nas suas ações de defesa sanitária animal; celebrar convênios e contratos com entidades públicas e privadas para trabalhos, estudos e pesquisas técnicas; dentre outros.