Encerra-se nesta sexta-feira, dia 31/12, a prorrogação da segunda etapa da Campanha de vacinação contra a febre aftosa solicitada pela Aged-MA ao Ministério da Agricultura-MAPA. Nesta campanha devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos com até dois anos de idade.
A comprovação da imunização deve ser feita até o dia 15 de janeiro, de forma digital ou presencial, no escritório da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) em que o produtor rural possui o cadastro de sua propriedade.
A lista dos contatos dos escritórios da Aged para que o produtor possa comprovar a vacinação de forma digital está disponível no site www.aged.ma.gov.br
O presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA), José de Jesus Reis Ataíde, ressaltou a importância do produtor rural vacinar seus animais. “Com o apoio do Fundepec-MA, o Maranhão conquistou muitos avanços na defesa sanitária animal e o produtor rural sempre foi um grande aliado neste processo. É preciso continuar avançando para que o estado consiga o status sanitário de zona livre de febre aftosa sem vacinação, de acordo com o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA)”, avaliou Ataíde.
Além do Maranhão, a campanha também foi prorrogada em outros 13 estados do Brasil e a falta de vacinas foi um dos principais motivos apresentados pelos serviços veterinários oficiais que atenderam às entidades representativas dos produtores.