No dia 15 de janeiro encerra o prazo para que os produtor rural comprove a vacinação contra a febre aftosa no escritório da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) em que sua propriedade possui cadastro. A comprovação pode ser feita online ou de forma presencial.
Confira no link /https://www.aged.ma.gov.br/unidades-regionais/ a relação com os contatos dos escritórios da Aged para que o produtor possa enviar a comprovação por email ou agendar para fazer este procedimento de forma presencial.
O presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Afonso Danda, lembrou que é preciso evoluir do atual status sanitário do Maranhão, classificado atualmente como Zona Livre de Febre Aftosa com Vacinação, para Zona Livre de Febre Aftosa sem vacinação e falou da importância da comprovação da imunização dos animais. “É necessário que o produtor cumpra esta etapa de comprovar a vacinação para que seja registrado no Mapa, comprovando que estamos cumprindo nossa parte”, ressaltou Afonso Danda.
Para comprovar a vacinação é necessário que o produtor possua a nota fiscal da compra da vacina e também repasse as informações do seu rebanho com dados por idade e sexo.”A parceria dos produtores rurais com a Aged-MA tem resultado em bons índices de cobertura vacinal, mantendo os números acima de 90%, e atendendo as metas do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa [PNEFA], ressaltou o presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA), José de Jesus Reis Ataíde.
Na primeira etapa da Campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada no período de 01 de maio a 15 de julho, apesar de todas as dificuldades enfrentadas por conta da pandemia, no Maranhão foi vacinado 93.9% do rebanho de mais de 9 milhões de bovinos e bubalinos.