Foi realizada na manhã desta segunda-feira (12), reunião entre o presidente do Fundepec-MA, José Ataíde, e o presidente da Aged-MA, Cauê Aragão e suas respectivas equipes para discutir a renovação do Termo entre a instituição e o órgão. O termo tem o objetivo de dar continuidade no apoio das ações de defesa sanitária animal executadas pela Aged.
Foi discutida ainda durante a reunião a necessidade da elaboração de um plano de trabalho anexo ao termo para definição de ações, metas e responsabilidades.
Também participaram da reunião os conselheiros do Fundepec-MA, Ricardo Ataíde, presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), e Marco Aurélio de Sousa Martins, representante da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento do Maranhão (Seplan), o assessor Fábio Perfetti e, da Aged, a diretora de Defesa Sanitária Animal, Juciely Oliveira e o diretor Administrativo Financeiro, Nelson Nina Rodrigues.
Na reunião de alinhamento dos assuntos técnicos e administrativos foi discutida também a vinda da auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como parte do processo de retirada da vacina contra a febre aftosa.
Fez parte ainda da reunião discussões em torno do apoio que o Fundepec-MA disponibilizou desde 2021 para a implantação do Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão (Sigama). O sistema é um banco de dados exclusivo da Aged, onde uma das funções é a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).
O presidente da Aged, Cauê Aragão, ressaltou o apoio do Fundepec-MA. “Estamos hoje reunindo com o Fundepec que é o fundo que auxilia a defesa agropecuária do Maranhão, onde alinhamos ações para o fortalecimento da cooperação técnica com vistas à auditoria que será realizada pelo ministério da agricultura no estado do Maranhão para que possamos suspender a vacinação contra a febre aftosa com toda segurança”, afirmou o gestor.