Foi realizada nesta segunda-feira (21) a posse da nova diretoria da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), eleita para o triênio 2023/2025. O evento aconteceu no Salão Nobre da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).
O novo presidente da Ascem é o pecuarista Ricardo Ataíde que em seu discurso, ressaltou a importância da associação, que este ano completa 68 anos de fundação. “A Ascem tem um grande legado para a pecuária maranhense. Com suas ações favoreceu o incremento de uma pecuária moderna e competitiva, que alcançou nas últimas décadas o reconhecimento regional e nacional. É notável que a pecuária maranhense se modernizou, sobretudo, em genética, nutrição, controle das principais enfermidades, a exemplo da febre aftosa e, em sistemas de criação mais eficientes e sustentáveis”, afirmou Ricardo Ataíde.
O presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão, José de Jesus Reis Ataíde, pai de Ricardo Ataíde, prestigiou o evento juntamente com outros membros do conselho administrativo do Fundepec-MA, o vice-presidente Cláudio Azevedo, o secretário Hilton Coelho e Marco Aurélio Martins, representante da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan).
A solenidade de posse, que foi bastante concorrida, contou também com a presença do presidente da Fiema, Edilson Baldez, do presidente do Conselho Superior de Administração da Ascem, Nelson Frota, do presidente do Sistema Faema/Senar e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Raimundo Coelho e dos deputados estaduais Fábio Braga, Vinícius Louro e do ex-senador Edson Lobão Filho.
O Maranhão possui o segundo maior rebanho bovino do Nordeste, com cerca de 9 milhões e 600 mil animais. Novos mercados para a comercialização de animais e também de derivados do leite estão se abrindo para o setor pecuário, a exemplo de frigoríficos e laticínios que estão sendo implantados no Maranhão.
Um dos maiores eventos agropecuários do Maranhão, a Expoema, também pautou o discurso de Ricardo Ataíde. “O primeiro passo para o futuro deverá ser dado, para que comecemos a pensar em novas exposições, ou seja, exposições da era digital em que as distâncias se encurtam e as informações são instantaneamente efetivadas por novas mídias. Assumimos o compromisso de fazer nesta administração o fortalecimento da marca Expoema e aproveitar todos os grandes feitos edificados pelas administrações anteriores”, ressaltou o novo presidente.
Diretoria da Ascem
Além do presidente Ricardo Ataíde, também foram eleitos para a nova diretoria executiva: Roberto Charles M. Dias (1° Vice Presidente), Amaro Santana Leite (1° Secretário), Roberval Cordeiro de Silva (1° Tesoureiro), Caroline Britto Azevedo (Diretora de Eventos), Samir Saldanha Nicolau (Diretor de Fomento), Carlos Henrique Fernandes Marques (Diretor Comercial), Gustavo Sauáia de Oliveira (Diretor Jurídico) e Sebastião Cardoso Anchieta Filho (Diretor Comissão Técnica), além de outros membros.