O Programa +Pecuária Brasil será lançado no Maranhão no dia 24 de junho pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) em parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER). O lançamento ocorrerá às 9h30, no município de Vila Nova dos Martírios, na Fazenda Boa Vista, localizada no povoado Marcolândia.
No dia seguinte, às 14h, o programa +Pecuária Brasil será lançado no município de Zé Doca, na Fazenda Fé em Deus.
O programa de melhoramento genético da CONAFER é destinado aos agropecuaristas familiares e foi criado para promover o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite.
No Maranhão, além de Vila Nova dos Martírios e Zé Doca, também serão contemplados com o programa os municípios de São Francisco do Brejão, Cidelândia, João Lisboa, Imperatriz, Açailândia, Amarante do Maranhão, Santa Luzia, Grajaú, Bom Jardim, Buriticupu, Zé Doca e Barra do Corda.
A execução do programa no estado será feita por meio de parceria entre a Sagrima, CONAFER, prefeituras e secretarias municipais.
O secretário da Sagrima, Sergio Delmiro, que também faz parte do conselho de administração do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA) ressaltou que o acordo de cooperação foi muito bem recebido pela Secretaria desde que a CONAFER entrou em contato falando do +Pecuária. “O programa se encaixa muito bem com as atividades que nós já estamos desenvolvendo, principalmente junto aos agropecuaristas que querem melhorar o seu rebanho, exatamente por isso, parcerias como essa que trazem tecnologia, aumento da produção e da renda dos agropecuaristas familiares, fazem a diferença e são muito bem-vindas”, ressaltou ele.
No programa, a confederação fará a doação de 12 mil doses de sêmens durante os próximos 4 anos aos pequenos pecuaristas.
O programa é custeado pela CONAFER, e os sêmens utilizados nos casamentos dos plantéis fazem parte do catálogo de raças da empresa mais importante do setor, a líder mundial Alta Genetics.
Para o presidente do Fundepec-MA, José de Jesus Reis Ataíde, o +Pecuária é muito importante para contribuir com a qualidade genética do rebanho maranhense. “O +Pecuária é uma excelente oportunidade dos agricultores familiares terem acesso ao melhoramento genético dos seus rebanhos”, avaliou José Ataíde.
Vantagens do Programa +Pecuária.
Sobre as vantagens do +Pecuária: os produtores terão apoio técnico e acompanhamento pelas secretarias de estado e municípios; as doses, insumos e logística são de responsabilidade da CONAFER; o programa permite o uso de touros provados, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis; os técnicos indicados pelo Estado receberão treinamento da empresa Alta Genetics referente ao processo; garantia de valor agregado ao produto final; aumento de muitas vezes na produção leiteira, na qualidade do gado de corte e na lucratividade do produtor.
O tipo de inseminação seguirá o protocolo de IATF, ou Inseminação Artificial em Tempo Fixo, e que traz benefícios, como: melhor controle zootécnico; realização de diferentes cruzamentos; favorecimento da seleção e o melhoramento genético; permite a escolha da data do parto; facilita a organização dos manejos; possibilita melhor retorno financeiro. O uso da IATF permite, ainda, eliminar a observação de cio, diminuindo riscos com falhas de observação, além de concentrar ainda mais as concepções.