No Maranhão, nove eventos agropecuários fazem parte do calendário oficial de 2021 da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). No entanto, a realização dos eventos, por conta da prevenção e enfrentamento da pandemia, está condicionada ao cumprimento dos decretos vigentes no período em que acontecerão as feiras.
O calendário da Secretaria foi divulgado semana passada, por meio da portaria n° 38, de 19/02/2021, assinada pelo secretário da Sagrima, Sérgio Delmiro.
A primeira feira agropecuária é a de Agroloreto, que acontecerá nos dias 04 e 05 de junho, no município de Loreto. Confira abaixo o decreto com todas as feiras inscritas.
Conforme a portaria n° 245, de 18/12/2020, os interessados em solicitar o fomento à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) para a realização de feiras e exposições agropecuárias no Maranhão tiveram até o dia 31 de janeiro para realizar a inscrição e compor o calendário oficial estadual.
Ainda de acordo com a portaria, “as feiras que constarão no calendário Oficial do Estado permanecem com suas obrigações junto à AGED para o cadastro, autorização, fiscalização, pois a realização de eventos agropecuários no estado do Maranhão está condicionada ao cumprimento da legislação de Defesa Sanitária Animal e às normas legais conforme Decreto Estadual n° 30.608 de 30 de Dezembro de 2014″.