Produtores rurais maranhenses continuarão a vacinar seus animais, de todas as idades, contra a febre aftosa, em maio. Somente no mês de novembro, que corresponde à segunda etapa da campanha de vacinação, que deverão ser vacinados os animais de 0 a 24 meses.
O Maranhão, que integra o bloco III, não foi atingido pela medida do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que inverteu a estratégia de vacinação contra febre aftosa para o Bloco 4.
De acordo com o Mapa, na primeira etapa da campanha deste ano, realizada em maio, os estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Sergipe, Tocantins, São Paulo e o Distrito Federa deverão vacinar animais de 0 a 24 meses e na segunda etapa, a ser realizada no mês de novembro, deve vacinar os rebanhos bovinos e bubalinos de todas as idades.
A garantia de oferta de doses de vacina contra a febre aftosa nas etapas de vacinação de 2022 é a principal justificativa para a alteração na estratégia de vacinação.